Home > Dicas > Como tornar sua experiência profissional interessante no currículo

Como tornar sua experiência profissional interessante no currículo

Veja como verbos, evidências e números podem chamar a atenção do recrutador para sua história

Escrever um currículo pode ser assustador, especialmente se você não tem ainda a melhor (ou maior) experiência profissional do mundo para relatar. É possível que seu último emprego não demonstre todo o potencial que você tem e, além disso, esteja longe do que você busca para sua carreira.

Não se preocupe. Há muitas formas de tornar seu histórico profissional e suas qualificações interessantes para os recrutadores perceberem que você é a pessoa que eles estão procurando. Confira!

5 formas de valorizar sua experiência profissional no currículo

Use a voz ativa

Um segredo para tornar os seus feitos mais atraentes é usar a voz ativa no lugar da voz passiva.

Por exemplo:

Voz ativa: Eu criei uma campanha de mídia social.

Voz passiva: Uma campanha de mídia social foi criada por mim.

Percebeu a diferença? Na voz ativa, você coloca suas conquistas no centro da frase, destacando a sua contribuição. Além disso, a leitura é mais rápida e direta, o que valoriza os 30 segundos que o recrutador terá, em média, para ler o documento.

Vale a pena revisar seu currículo e substituir qualquer voz passiva que esteja por lá. Os verbos de “ação” podem variar entre desenvolver, organizar, avaliar, coordenar, alocar e executar, por exemplo.

Utilize palavras-chave

Distribua (de forma adequada, claro) pelo seu currículo as palavras-chave que compõem a descrição da vaga que você quer conquistar.

Essa estratégia torna seu currículo “encontrável” pelas ferramentas de busca que fazem a primeira triagem de candidatos. Além disso, demonstra ao recrutador que você é ideal para a posição que ele precisa preencher.

Para fazer isso, siga estes passos:

1 – Leia atentamente o anúncio da vaga e verifique quais competências/características exigidas no texto você tem;

2 – Utilize os termos exatamente como a empresa utilizou. Por exemplo, se o anúncio exige “experiência em gestão”, não troque a palavra por “experiência em gerenciamento”. Lembre-se de que o “robô” pode não entender a semelhança entre os dois termos.

3 – Tenha o cuidado de incluir as palavras-chave de forma adequada pelo currículo. É preciso que o texto faça sentido porque ele também será lido por seres humanos.

Corte informações irrelevantes

Se você ajustar o currículo à vaga em questão, mais sucinto, direto e objetivo ele estará. Ou seja, o recrutador rapidamente perceberá o quanto você é adequado para a posição.

A dica, então, é depois de incluir as palavras-chave no seu currículo, delete competências e conhecimentos que não estejam relacionados à posição que você quer ocupar.

Isso não significa que você deve simplesmente excluir as experiências não relevantes do seu histórico. Não faça isso – ou seu currículo ficará cheio de lacunas. Apenas reduza o nível de detalhes do que não é realmente relevante no momento.

Mostre evidências

Outro segredo para tornar o currículo mais impressionante é apoiar com evidências as habilidades e competências que você quer demonstrar que tem.

Por exemplo, você pode escrever “Tenho boa comunicação “, mas isso não prova sua capacidade.

O melhor é demonstrar como você aplica essa competência. Por exemplo: “Utilizei minha capacidade de comunicação para gerenciar com sucesso uma equipe de três assistentes de loja. Como resultado, nossa equipe superou as metas nacionais de vendas da empresa”.

Dessa forma, você tem mais chances de persuadir o recrutador e mostrar que é um candidato forte.

Use números e estatísticas

Você também pode trazer um pouco de entusiasmo ao seu histórico profissional apresentando números que demonstrem resultados e conquistas.

Veja a diferença que eles podem fazer:

– Liderei um projeto de engenharia de R$ 4 milhões e uma equipe de 20 pessoas.

– Conseguimos aumetnar as vendas anuais de comércio eletrônico em 50% em um ano.

– Fui responsável pelo treinamento de novos funcionários de varejo em grupos de até 30 pessoas.

Números e as estatísticas provam que você é um empreendedor – característica que todos os empregadores valorizam.

As dicas são do The Guardian.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.