Home > Dicas > Como se comportar no primeiro emprego?

Como se comportar no primeiro emprego?

Oito dicas para você começar a construir sua imagem profissional

O primeiro emprego pode ser determinante para o futuro da sua carreira. Como explica a especialista Tatiana Pina, da Cia de Talentos, é nesta hora que você começa a adquirir experiência profissional e também inicia a construção da sua imagem, mostrando o que cada um pode se tornar no futuro. Para não dar bola fora nesta fase da vida, preste atenção nas seguintes dicas.

Dicas para se dar bem no primeiro emprego

1. Aprenda tudo que puder

Aproveite o primeiro emprego como uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Aprenda tudo o que puder, desenvolva suas competências técnicas e comportamentais ao máximo e comece a construir sua rede de relacionamentos de forma sadia.

2. Tenha postura profissional

Embora você esteja ali para aprender, tenha em mente que sua postura deve ser profissional. “Não adianta ficar sentado como se estivesse simplesmente ouvindo o professor falar”, diz Tatiana. Essa postura passiva, pode ser legal na faculdade, mas não pega bem no mercado de trabalho. “Entenda isto como a primeira grande mudança da vida de estudante para a vida profissional.”

Levando isso em conta, Tatiana sugere assumir uma postura mais ativa e lembrar que agora você será avaliado o tempo todo, tanto pelo seu comportamento quanto pelas suas entregas. É possível, sim, que você sinta um pouco de saudade daquele tempo em que uma prova escrita no fim do bimestre tinha o poder de resolver a sua vida.

3. Construa relacionamentos

Cuidar bem do seu networking também é um dos degraus para crescer profissionalmente. Se, durante o período da faculdade, você tinha o privilégio de ficar apenas entre os amigos e escolher os grupos com quem faria os trabalhos, na empresa as coisas são bem diferentes. Nem sempre você vai trabalhar com pessoas de quem gosta ou com quem tem afinidade. “A capacidade de transitar entre os grupos é muito bem vista nas empresas.”

4. Observe tudo

Preste atenção no quanto o seu trabalho tem impacto sobre os colegas ou sobre o resultado da empresa. “Na faculdade, se você não estudar, não passa na matéria, mas o prejuízo é todo seu”, lembra Tatiana. Na empresa, se você deixar de fazer alguma coisa, um colega pode ser diretamente prejudicado. “Você não está mais sozinho e por isso tem que ter mais responsabilidade.”

Então, perceber o ambiente de trabalho e tentar se adaptar a ele é um requisito importante para construir uma boa imagem no primeiro emprego. Isso inclui a forma como as pessoas se vestem e também a forma que elas têm que falar. Em uma empresa que as pessoas se vestem e falam formalmente, não vai ser legal você aparecer de tênis e usar gírias o tempo todo.

5. Tome cuidado com sua postura

Mesmo que você tenha uma formação de primeira linha e fale três idiomas fluentemente, parecer arrogante só vai prejudicar a imagem que você começa a construir no primeiro emprego. “Não saia da faculdade achando que sabe tudo, pois você está apenas começando a aprender.”

6. Saiba receber feedback

No primeiro emprego, também é muito importante saber receber feedback. “Você precisa ouvir e tirar o que puder dessa conversa para melhorar o que tem que ser melhorado”, diz Tatiana. Rebater o que está sendo falado é um grande erro. Feedback é para escutar e compreender. Contestar ou se justificar são verbos que não combinam com a ocasião.

7. Aprenda pedir ajuda

Desde o seu primeiro emprego é importante que você saiba pedir ajuda sempre que for necessário (e a tempo de evitar fazer qualquer bobagem). Isso não prejudica a sua imagem. Errar – por não ter perguntado antes – é o que prejudica.

8. Tenha uma referência

Para formar uma ideia mais clara de onde você quer chegar e que tipo de profissional quer ser, tenha algumas pessoas como modelo profissional. Alguém a quem você possa admirar e, se possível, conversar sobre a carreira. “Você pode conversar com um antigo professor ou um executivo da empresa, desde que tenha espaço para isso.”

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.