Home > Dicas > Como reconhecer vagas falsas na internet

Como reconhecer vagas falsas na internet

Especialistas apontam três indícios de que uma aparente oportunidade de emprego pode ser apenas uma pegadinha

Infelizmente, há muitas vagas falsas de emprego na internet. O pior é que, quando você está procurando emprego, nem sempre consegue diferenciar uma vaga real de uma pegadinha. Não é verdade?

Para facilitar o seu trabalho e evitar que você perca tempo e energia com as vagas falsas que estão espalhadas por aí, pedimos algumas recomendações a Lia Fonseca, diretora da Next Recursos Humanos, e Thais Amorim, job hunter. Confira suas dicas a seguir.

3 alertas para reconhecer vagas falsas de emprego

1 – O anúncio joga para um site estranho

Um indício claro de que uma vaga pode ser falsa é levar para um site estranho, que pouco ou nada tem a ver com carreira e emprego. “Quando você clica em um anúncio de emprego, precisa checar se ele leva para um portal de vagas, como o VAGAS.com.br, ou para o próprio site da empresa, por exemplo”, alerta Lia. Se isso acontecer, a vaga tende a ser verdadeira.

Se o caminho for outro, no entanto, é bom ficar atento. “Muitos anúncios falsos levam para páginas desconhecidas, que apenas querem pegar os dados dos candidatos para montar um banco de dados e depois oferecer produtos e serviço”, alerta a especialista.

2 – Você se candidata e imediatamente recebe uma ligação

Outro sinal claro de que uma oportunidade não é verdadeira é você receber uma ligação imediatamente após fazer a sua candidatura. “É bem comum que alguém entre em contato para oferecer algum serviço”, afirma Thais. Se isso acontecer com você, a dica é não assinar nada, não comprar nada porque você provavelmente tenha caído em uma armadilha. “Vaga não é vendida”, alerta Lia. “Uma empresa séria que anuncia vagas é remunerada pelas empresas contratantes, nunca pelos candidatos”, diz ela. O que o mercado oferece é serviço de recolocação – ou outplacement, em inglês. Esse serviço, sim, é pago pelo profissional, mas uma empresa séria jamais irá oferece-lo por meio de uma vaga falsa que serve de isca.

3 – A vaga é muito genérica

Se você encontrar um anúncio que vale para qualquer candidato, fique esperto. “É preciso desconfiar de vagas muito genéricas”, afirma Lia. “Possivelmente o objetivo delas não seja encontrar o candidato ideal para um processo seletivo”, explica. O mais provável, na verdade, é que elas sejam mais um chamariz para uma empresa que quer montar um banco de dados e vender serviços a potenciais clientes.

Um exemplo de vaga genérica é “profissional de tecnologia com função generalista que tenha mais de dois anos de experiência”.

Em qualquer situação, se você estiver desconfiado de uma vaga, vale a pena checar se existem reclamações da consultoria que está anunciando a vaga no Reclameaqui.  “E, lembre-se, consultorias de recrutamento e seleção não cobram nada dos candidatos”, alerta Lia.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.