Home > Dicas > Você sabe quando pedir aumento?

Você sabe quando pedir aumento?

Confira seis sugestões antes de falar com seu chefe ou o RH da sua empresa

por Fernanda Bottoni

Se você quer muito pedir aquele aumento de salário, mas não sabe quando deve fazer isso e nem tem muita certeza sobre a forma de conduzir esta conversa, confira as dicas do especialista Silvio Celestino para preparar o terreno – e os argumentos – antes de falar com o chefe..

O que fazer antes de pedir aumento

1. Envolva-se em projetos relevantes

Para começar, a principal recomendação para quem pensa em pedir um aumento de salário é fazer parte da equipe que está envolvida com os projetos futuros mais relevantes para a empresa gerar receita ou diminuir custos. “Esses projetos têm muito valor para a companhia e, se você se tornar uma peça-chave, terá maiores alternativas para solicitar um aumento”, diz Silvio.

2. Considere a negociação do orçamento

Também é preciso lembrar que o pedido de aumento de salário não pode surgir de uma hora para a outra. “Isto é, se você deseja ter aumento, já deve começar a conversar com seu chefe desde já, uma vez que o orçamento das empresas é negociado”, alerta Silvio. Ou seja, se você não conseguir inserir o valor de seu aumento no orçamento, dificilmente terá boas notícias.

3. Assuma mais responsabilidades

Outro ponto importante é assumir cada vez mais responsabilidade e, a partir daí, fazer a solicitação de aumento. “Um profissional que fala inglês em uma área que precisa negociar com o exterior, alguém que adquire habilidades em várias tarefas de um mesmo setor são exemplos de ações que criam condições para que seja feito um pedido de aumento no momento oportuno.”

4. Seja competente

No mundo corporativo, não basta ser competente. Você precisa – e muito – também parecer competente. Para isso, deve ser capaz de apresentar seu trabalho para os gestores e ser percebido pelos líderes. “A melhor forma de se conseguir um aumento é demonstrar que tem capacidade para ser promovido para um cargo mais elevado.”

5. Seja conhecido

Outra dica essencial é atentar para o fato de que quem promove alguém a gerente é a diretoria. “Portanto, não adianta você ser conhecido somente pelo seu gerente, você precisa que os diretores da empresa o conheçam também.”

6. Considere o contexto

Quem pensa em pedir um aumento precisa considerar as condições gerais da economia. “Como o salário faz parte de um orçamento, dependendo do mercado de atuação da empresa, mundial pode ter feito seu resultado ser bem menor que o desejado”, explica Silvio. “Portanto, isso faz o contexto ser desfavorável para alguém pedir um aumento.”

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

*Fernanda Bottoni é jornalista e escreve sobre carreira e mercado de trabalho há 15 anos.