Home > Dicas > Como mencionar curiosidades sobre você ao procurar emprego

Como mencionar curiosidades sobre você ao procurar emprego

Entenda como falar sobre hobbies e interesses que podem ser úteis ao trabalho que você quer

Procurar emprego pode parecer um processo totalmente engessado. Há regras para escrever currículo, fazer a carta de apresentação e até para responder adequadamente as principais perguntas da entrevista de emprego.

Claro que é essencial se preparar para todas as etapas do processo seletivo. Isso não significa, no entanto, que você tenha de representar um personagem e disfarçar completamente sua personalidade. Muito pelo contrário. Compartilhar curiosidades sobre você pode contar muitos pontos e destacar seu perfil em relação ao dos concorrentes. Agora, vamos descobrir como fazer isso.

Por que curiosidades são importantes ao procurar emprego

Vamos imaginar que você se apresente como um comediante de stand-up nos fins de semana. Compartilhar esse detalhe ao procurar emprego pode fazer o recrutador entender que você se sente confortável diante de uma multidão. Já pensou o quanto essa habilidade é útil para qualquer trabalho que exija falar em público? Se esse não for o seu caso, mas você gostar de passar o tempo construindo trenzinhos e aviões de modelismo, isso pode indicar que tem bastante paciência e atenção para detalhes. E se você for do tipo que pratica paraquedismo? Que ousadia, hein?!

Curiosidades desse tipo são eficientes para demonstrar que você tem algumas competências e habilidades decisivas para conquistar determinada vaga de emprego. Além disso, trazer esses assuntos para uma entrevista ajuda a quebrar a previsibilidade da conversa e chamar a atenção do entrevistador. Obviamente é preciso ter bom senso na hora de fugir do script e não exagerar na informalidade.

Como compartilhar curiosidades no processo seletivo

  • Seja honesto. Não faz sentido compartilhar um hobby ou interesse que realmente não seja algo que você goste ou participe.
  • Seja surpreendente. Tudo bem falar sobre hobbies comuns como culinária, leitura, ioga e cinema. O melhor, no entanto, é supreender positivamente falando de forma envolvente sobre algo mais inesperado.
  • Seja relevante. É muito importante – mais que isso, é indispensável – relacionar essas curiosidades com a vaga em questão. Lembra o quanto seus interesses podem falar sobre suas competências e habilidades?

Quando (e onde) compartilhar essas curiosidades

No currículo

Crie um item do tipo “hobbies e interesses diversos” no seu currículo. Você pode incluir experiências voluntárias e extracurriculares, além de hobbies e interesses gerais.

Na carta de apresentação

É preciso ter muita cautela nesta hora e compartilhar curiosidades sobre você na carta de apresentação apenas se elas forem relevantes para a função que você quer ocupar. A conexão deve ficar bastante clara para quem vai ler o documento.

Na entrevista

É a melhor hora de fazer isso. Mencionar curiosidades – relevantes, sempre – pode tornar suas respostas memoráveis ​​e mostrar ao entrevistador quem você é de fato.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.