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Como lidar com pessoas tóxicas na empresa

Coach dá dicas para quem não quer perder energia nem produtividade com colegas negativos

Pessoas tóxicas são aquelas que deixam o ambiente de trabalho carregado, fazem qualquer um perder o bom humor e aparentemente têm algum prazer em estragar o dia dos colegas. Considerando que passamos mais tempo no escritório do que em casa e que (praticamente) ninguém pode se dar ao luxo de deixar um emprego porque tem problemas desse tipo, o jeito é aprender a lidar com a situação e se “blindar” o máximo possível.

Segundo a coach Melody Wilding, algumas estratégias podem ser eficientes para resguardar sua sanidade mental e melhorar seu bem-estar. E ela diz mais. “Aprender a lidar com pessoas difíceis pode ser uma maneira poderosa de desenvolver suas competências de liderança”. Para mostrar como fazer isso, ela divide os colegas tóxicos em três tipos. Vamos a eles.

Como lidar com pessoas tóxicas no ambiente profissional

Tipo 1: colega fofoqueiro

Fofoca é uma estratégia comum para tentar compensar baixa autoestima ou algum sentimento de incapacidade. Se o seu colega insiste em comentários maldosos e críticas à política da empresa, por exemplo, é bem possível que ele esteja tentando criar uma conexão, embora esteja usando uma forma inadequada – agressiva e até manipuladora – para isso.

O alerta da coach é claro: entrar nessa atmosfera de falar mal dos outros pode drenar sua energia e prejudicar sua reputação profissional. A dica? Para sair desse ciclo tóxico ela recomenda empatia e redirecionamento.
Isso significa primeiramente fazer seu colega saber que ele está sendo ouvido. A ideia é não incentivar os comentários e nem concordar com eles. Frases neutras são as mais recomendáveis. Exemplo? “É difícil quando a gente se sente assim, né?” Dessa forma, você desvia da fofoca e coloca o foco no próprio colega. Talvez ele até esteja precisando disso.

Em seguida, redirecione a conversa. Pergunte como anda algum projeto em que o próprio colega está trabalhando. Se for difícil, sugira que ele converse diretamente com a pessoa que está causando transtornos para resolver a situação.

Tipo 2: colega hiena Hardy

Oh céus, oh vida, oh azar! Eu sei que não vai dar certo… Se você for mais jovem que eu (o que é muito provável), não deve conhecer a hiena Hardy, mas ela simboliza perfeitamente aquelas pessoas que só reclamam e veem o lado negativo de qualquer situação. Vai dizer que não conhece alguém assim?

No ambiente profissionais, esses tipos podem estar disfarçados de workaholics – aqueles que estão sempre ocupados, sempre correndo, sobrecarregados, cansados, cansados, cansados. Sabe?

Se você precisa lidar com alguém assim, é importante não se deixar contaminar. Ser workaholic não é saudável para ninguém, ok? Cuide do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, faça exercícios físicos, divirta-se.
Outra dica é interromper as lamentações com perguntas provocativas e positivas. “Esse é um ponto interessante. O que nos ajuda a garantir que este projeto seja um sucesso?”

Tipo 3: colega inadequado

Um colega tóxico também pode ser aquele que força a amizade e tem um comportamento inadequado para o ambiente de trabalho. Ele pode fazer um comentário maldoso sobre sua aparência (“Sua pele sempre foi assim estranha?”), sua idade ou sua roupa. Também pode fazer comentários excessivamente positivos – um tipo de paquera que não cai bem no escritório. A saída? Estabelecer limites.

Quando sentir algum desconforto com a presença dele, pode simplesmente se afastar dizendo que precisa voltar ao trabalho. Dessa forma, você interrompe a atitude inadequada do colega. Agora, se as coisas saírem do controle, é possível que você precise recorrer ao seu chefe ou ao RH.

De forma geral, ainda que você tenha de lidar com pessoas tóxicas, não deixe essa toxicidade contaminar completamente sua rotina de trabalho. Procure pessoas positivas, passe mais tempo com elas, nem todo mundo está aí para estragar seu dia. Ufa, hein? 😉

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