Home > Dicas > Como lidar com a frustração de perder uma promoção na empresa

Como lidar com a frustração de perder uma promoção na empresa

Veja o que fazer para superar o desânimo e se preparar para buscar outras oportunidades

Como lidar com a frustração de perder uma promoção na empresa depois de se candidatar e acreditar fortemente que você merecia se tornar gerente? Ser preterido nessa situação pode ser desanimador, mas não significa o fim e nem o declínio da sua carreira. Se estiver passando por isso, confira o que você pode fazer para superar o sentimento de perda e seguir em frente. As recomendações são do The Balance Careers.

6 coisas a fazer quando você perde uma promoção na empresa

1. Processe seus sentimentos

Reserve um tempo para processar suas emoções. É compreensível que você precise de um tempo para se recuperar e queira se isolar um pouco para lamentar consigo mesmo ou com pessoas próximas. Seus sentimentos são legítimos e justificáveis.

2. Avalie seu pedido de promoção

Essa promoção seria seu emprego dos sonhos ou significaria apenas um salário melhor? Qual é a sua maior decepção – ter sido preterido ou não ter recebido um feedback positivo? Faça uma auto avaliação honesta.
Se a questão for principalmente salarial, considere a possibilidade de trocar de empresa. Se a promoção exigia competências que você ainda não tem mas gostaria de ter, corra atrás delas.

Tente avaliar a situação como se estivesse do lado do empregador. Você merecia a promoção? Se estiver fazendo apenas o trabalho que está na descrição do seu cargo atual, sem ir além, talvez faça sentido que você não tenha sido escolhido. Você tinha um argumento sólido para merecer a promoção? Pense nisso.

3. Seja profissional no trabalho

Se você quiser lamentar ou chorar, faça isso com amigos próximos e familiares – fora do ambiente de trabalho. No escritório, é preciso manter suas atividades com todo profissionalismo.

Quando seu gerente ou diretor der a notícia, seja educado na resposta. Diga, por exemplo, que você agradece por ter sido considerado para a vaga. A situação é constrangedora para todo mundo e uma resposta assim alivia o clima.

4. Peça feedback o seu gestor

Nos dias seguintes, você pode tentar pedir feedback ao seu gestor ou a pessoas que tenham estado envolvidas no processo para entender por que você não foi escolhido. Essa atitude é importante para você se preparar melhor da próxima vez.

É possível que eles não sejam sinceros na resposta ou simplesmente evitem essa conversa. Se isso ocorrer, não vale a pena insistir. É possível também que você obtenha um retorno prático sobre um conhecimento ou uma competência que você precisa desenvolver ou sobre alguma melhoria que você precisa entregar em alguma área do seu trabalho. Não perca essa oportunidade.

5. Resista à vontade de fazer comparações

É difícil quando um colega ganha a promoção que você tanto queria. No entanto, um profissional maduro precisa ligar com isso evitando fazer comparações e comentários maldosos.

6. Trabalhe seu plano de carreira

Você quer evoluir na carreira, mas tem a impressão de que não há espaço para isso na empresa atual? Atualize seu currículo e vá em busca de oportunidades. Se achar que pode conseguir crescer aí mesmo onde está, ótimo. Apenas estabeleça um prazo para correr atrás de competências, melhorias e conhecimentos que faltem para você ser escolhido da próxima vez. Depois disso, defina uma data para conversar com seu gestor sobre a promoção. Seja o protagonista da sua carreira, ok? 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.