Home > Dicas > Como encontrar emprego depois de se dedicar aos filhos

Como encontrar emprego depois de se dedicar aos filhos

As crianças cresceram e você precisa voltar a trabalhar mas não sabe por onde começar? Temos dicas!

Encontrar emprego depois de alguns anos fora do mercado pode ser um desafio, especialmente para quem decidiu dar um tempo na carreira para se dedicar integralmente aos filhos. É possível que você tenha de buscar novas competências que estejam em alta. Também é provável que você tenha de atualizar seus conhecimentos. Se esta é a sua situação, confira as recomendações das consultoras Lauren Smith Brody e Jennifer Gefsky publicadas originalmente em artigo da Forbes.

Como encontrar emprego depois de um gap

1 – Busque atualização (antes de enviar o currículo)

Antes de sair se inscrevendo para todas as vagas que aparecerem, faça um curso online, melhore o conhecimento de um idioma ou busque alguma nova competência técnica. “Você não pode entrar em uma entrevista e dizer: ‘Oi, eu não trabalhei por cinco ou dez anos, mas aqui estou eu!”,afirma Jennifer Gefsky.

2 – Trabalhe sua presença nas redes sociais

A recomendação é atualizar seu perfil nas redes sociais, inclusive com informações profissionais, e também currículo o mais rápido possível. Para ganhar visibilidade, Jennifer sugere tentar escrever artigos sobre a carreira que você quer seguir, o curso que está fazendo ou sobre algum assunto profissional em que você possa ser referência.

3 – Peça ajuda

Seus amigos e ex-colegas podem ajudar muito. Peça a um amigo que esteja acostumado a passar por processo seletivo, por exemplo, a simular uma entrevista com você. Ele pode fornecer orientações valiosas.

4 – Considere o que aprendeu fora do mercado de trabalho

Nesse período, vvocê melhorou sua capacidade de administrar o tempo e o orçamento, certo? E também passou a ser muito mais multitarefa do que era antes de se dedicar às crianças, aposto. Valorize esses aprendizados. Eles são muito úteis para a vida profissional.

5 – Dê um passo atrás, se necessário

É possível que você tenha de assumir um papel mais júnior ao voltar ao trabalho depois de alguns anos de afastamento. “Ser humilde, razoável e realista é realmente importante”, explica Jennifer. “Você tem que estar ciente de que o mundo continuou a evoluir enquanto você esteve fora.”

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.