Home > Dicas > Como encarar um chefe mais novo?

Como encarar um chefe mais novo?

Isso pode acontecer com você a qualquer momento. Veja como se preparar

por Heloisa Valente

O ambiente corporativo está ficando cada vez mais jovem e se deparar com um chefe mais novo é cada vez mais comum. O que vem acontecendo, dizem os especialistas, é que o mercado de trabalho, seja em que área for, é ávido por novas ideias e isso os jovens têm de sobra. “Eles normalmente têm a faca nos dentes”, brinca José Augusto Minarelli, presidente da Lens & Minarelli, consultoria especializada em transição de carreiras.

Ele explica que é comum o jovem sair da faculdade, engatilhar uma pós-graduação ou um MBA para se preparar para os desafios da carreira, inclusive ficando apto a ocupar cargos de liderança. “Eles podem não ter muita idade, mas têm maturidade profissional e são movidos por inovação. E é isso que o mercado quer”, analisa.

Por outro lado, a experiência de anos de trabalho em uma mesma empresa já não é vista com bons olhos. “Apesar do amplo conhecimento da rotina do trabalho e das pessoas da equipe, muitas vezes o que aparenta é a acomodação diante do novo, do inesperado”, comenta Minarelli. E é justamente nessas ocasiões que um jovem pode aparecer no caminho do profissional mais velho. E quando isso acontece, o que fazer?

3 dicas para encarar um chefe mais novo

1- O profissional mais velho deve encarar o jovem como chefe. “Nesse caso, é preciso se colocar na posição de subordinado e mostrar total interesse em estar comprometido com os resultados esperados pelo novo líder. Independente de idade, essa relação de parceria é benéfica em qualquer ambiente de trabalho”, afirma.

2- É necessário reconhecer o talento e as habilidades do jovem chefe. “Afinal, ele chegou até o atual posto também por sua capacidade de gerenciar pessoas.”

3- Segundo Minarelli, toda a mudança no ambiente de trabalho causa apreensão. No caso do chefe mais novo, esse dilema é inevitável. “É um momento para avaliar a carreira e retirar da sua experiência formas de ajudar o novo líder a alcançar os resultados esperados. E o mais velho, nesse caminho, pode ser peça fundamental para o sucesso”, analisa.

O mais novo frente ao mais velho
O desafio de quem chega como chefe em uma nova empresa ou a um cargo de liderança no atual emprego é altamente motivador.  E para os jovens, mais ainda, um reconhecimento de talento já no início da carreira.  Mas como no ambiente profissional não tem tarefa fácil, encarar o dia-a-dia frente a um profissional mais velho pode trazer insegurança. Nessa situação, diz Minarelli, o recomendável é ter uma boa relação com o colega de trabalho porque será ele quem poderá te dar suporte nas tomadas de decisões.

A regra geral, no entanto, ressalta o consultor, é construir um ambiente de trabalho saudável. “Valorizar as pessoas, reconhecer suas capacidades e habilidades, ir em busca de objetivos comuns e alcançar resultados são valores inseridos em qualquer ambiente de trabalho, independente de idade ou amadurecimento profissional. A felicidade nessa relação é um dos itens mais importantes”, conclui.