Home > Dicas > Como conseguir emprego sem ter experiência

Como conseguir emprego sem ter experiência

Desenvolver competências e até trabalhar de graça podem fazer você se destacar na multidão

Conseguir emprego sem ter experiência é um desafio no mundo todo. Para superá-lo, Darius Foroux, autor de Think Straight, sugere um caminho que vai além de criar seu primeiro currículo e começar a se candidatar às vagas dos seus sonhos. Ele já avisa que esse caminho pode ser pelo menos duas vezes mais trabalhoso, mas os resultados compensam. Preparado?

Como conseguir emprego sem ter experiência

1 – Seja a pessoa que você gostaria de contratar

Sabe por que as empresas preferem contratar alguém com pelo menos dois anos de experiência? Embora não pareça fazer muita diferença – não ter experiência ou ter dois anos de experiência – esse quesito pesa para as empresas porque, segundo Foroux, os dois ou três primeiros anos de vida profissional são basicamente voltados a aprender a ser profissional. Especialmente para quem está saindo da faculdade.

“Algumas pessoas nunca se tornam sérias em relação ao trabalho”, diz ele. Elas são as primeiras a sair às cinco da tarde. Elas não fazem perguntas, não procuram mentores, amam a hora do almoço e batem papo com os colegas sempre que podem. “Se você fosse o CEO da empresa, iria querer alguém assim no seu time?”, questiona Foroux.
Ele confessa que já foi assim, mas percebeu que essa postura não levaria a nada. “Você é recompensado apenas por resultados”, afirma. E o que traz resultados? Ele é categórico na resposta: competências.

E a boa notícia, então, é que cada vez mais empresas estão focando as competências (e não mais apenas a experiência) dos profissionais que pretendem contratar. “No livro The Virgin Way, li que Richard Branson, o famoso fundador da Virgin (que emprega aproximadamente 71.000 pessoas), contrata por caráter e competências”, afirma o especialista. “Ele prefere realmente conhecer os candidatos em vez de fazer um monte de perguntas chatas.”

Ou seja, se você buscar empresas com esse foco, terá mais chances de ser contratado – mesmo que você ainda não tenha experiência. Claro que há condição: você tem que ser a pessoa que você gostaria de contratar. Alguém que tenha as competências para realizar um bom trabalho. Se ainda não estiver nesse patamar, faça um esforço extra e corra para desenvolvê-las.

E como você encontra empresas que procurem competências e não necessariamente experiência? Perguntando sobre o processo, conversando com pessoas do RH sempre que possível. “Você pode usar essas informações para se candidatar a vagas de seu interesse”, diz Foroux. E, diferentemente daqueles que se candidatam às cegas, você saberá o que essas empresas estão buscando.

2 – Faça algum trabalho não remunerado

A segunda dica de Foroux é se oferecer para uma empresa em que você adoraria trabalhar para desenvolver algum projeto ou trabalho por determinado período. No Brasil, a prática não é muito comum, pelo menos por enquanto. Por isso mesmo, desde que seja viável, essa pode ser uma boa forma de você se destacar dos ccondorrentes.
Para saber o que fazer, ele cita as recomendações do psicólogo Larry Stybel. São basicamente três passos:

  • Pense o que você pode fazer pela empresa. Tente contato com alguém lá dentro e proponha o trabalho, sendo honesto sobre o que você de fato pode entregar.
  • Seja específico em relação ao que você vai ganhar com isso. Experiência? Oportunidade de ser contratado? Networking?
  • Seja claro em relação ao tempo em que realizará o trabalho. Um mês? Duas vezes por semana durante três meses? “Muitas vezes você não pode trabalhar em tempo integral de graça, nem é algo que eu recomendo”, afirma Foroux. Ou seja, é preciso continuar procurando emprego remunerado.

Por fim, ele afirma que uma das principais lições para quem começa a carreira é se considerar uma máquina de aprendizado. Não seja orgulhoso demais para aprender ou trabalhar de graça. Quanto mais competências você desenvolver, mais chance tem de conseguir o seu primeiro emprego e até o emprego dos seus sonhos. Vamos tentar?

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.