Home > Dicas > Como começar uma conversa em 5 situações comuns de trabalho

Como começar uma conversa em 5 situações comuns de trabalho

Saiba o que dizer quando pegar o elevador com o CEO ou encontrar um novo colega no café

Começar uma conversa com o diretor no estacionamento da empresa pode fazer com que ele se lembre de você – e isso faz toda diferença na sua carreira. Aproveitar a oportunidade de fazer contato com o CEO no elevador também.
É por isso que Judith Humphrey, especialista em treinar profissionais para se comunicar como líderes confiantes e convincentes, afirma que as primeiras palavras que você troca com outra pessoa devem servir de ponte para um novo relacionamento.

Em sua coluna na Fast Company, ela mostra como você poxa começar uma conversa interessante em cinco situações bem comuns de trabalho. Confira.

Aprenda a começar uma conversa interessante no trabalho

Encontro no corredor

A especialista sugere substituir o impessoal “tudo bem?” por algo que faça a outra pessoa se sentir especial. Você pode dizer que estava justamente pensando em procurar o colega para falar sobre alguma coisa específica. O assunto pode ser bem variado – desde alguma informação sobre um cliente até comentários sobre seu time de futebol ou cidade natal. Só tome cuidado para não puxar um assunto que possa render mais tempo do que você tem à disposição. Interromper o colega também não vai ser muito delicado.

Conversa de elevador

Quando você perceber que está no mesmo elevador que o VP que você ouviu em palestra dias antes, tente se apresentar a ele e fazer algum comentário positivo sobre a apresentação. Demonstre seu interesse pelo assunto e mostre que anda pensando a respeito. É uma boa forma de ser lembrado. “Conversas de elevador podem ajudar movimentações de carreira” afirma Judith.

Reuniões como chefe

Quando tiver uma reunião com o chefe, prepare informações que possam ser úteis para ele. Diga como anda cada projeto, mostre suas iniciativas, demonstre interesse, proatividade e atenção.

Entrevistas de emprego

Poucas conversas são tão importantes quanto as entrevistas de emprego. Segundo a especialista, é muito fácil para os candidatos a emprego se concentrarem em si mesmos, mas isso não diferencia ninguém. Sua dica buscar o máximo de informação sobre a empresa contratante e o entrevistador, se possível. “Agradeça a oportunidade, comente que leu muito sobre a empresa e admira sua liderança no setor”, sugere ela. “Quando você fala sobre a empresa que está entrevistando você, você está se vendendo como um membro da equipe.”

Eventos de networking

Você decidiu participar de um evento de networking e se viu diante de um estranho. E agora? “Conte sobre você” pode ser um bom gancho. Um elogio sincero também vale. A dica principal da especialista é focar a conversa no outro. “Demonstre seu interesse por eles e eles certamente vão querer saber mais sobre você. É simples assim!”, afirma.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.