Home > Dicas > Colegas de trabalho: identifique sinais de perigo

Colegas de trabalho: identifique sinais de perigo

Num ambiente ideal, todos são amigos. Na vida real, pero no mucho... Veja quando é preciso ficar atento

No mundo ideal, você trabalharia num lugar bacana em que todos os colegas de trabalho são legais e sempre têm boas intenções. Na vida real, infelizmente, nem sempre as coisas correm exatamente assim. Claro que não é por isso que você vai deixar de fazer amizades e conversar com as pessoas no ambiente de trabalho. No entanto, prestando atenção em alguns sinais, você pode minimizar as chances de ser prejudicado. Veja as dicas da consultora de imagem Renata Mello para identificar colegas que talvez não sejam tão parceiros quanto você gostaria que fossem.

4 perfis de colegas de trabalho para ficar atento

Perguntadores

Fique atento com colegas que têm mania de especular tudo na sua vida. Sabe aquelas pessoas que querem saber para onde você viajou, com quem foi, quanto pagou, em quem vai votar para presidente, em quem votou para prefeito? Então, ter interesse e curiosidade pela sua vida não é um defeito. O sinal amarelo, de fato, só deve aparecer se você perceber que, embora esse colega saiba tudo sobre você, ele não diz nada sobre ele. “Se for o caso, comece a ser mais reservado para se preservar um pouco”, diz Renata.

Interesseiros

Outra dica é ficar esperto com colegas de trabalho que fazem amizade por interesse. “O colega só se aproximou de você porque soube que você conhece alguém de quem ele quer se aproximar”, diz Renata. Se você perceber que ele é movido por esse tipo de combustível, mais uma vez não custa nada se preservar um pouco e ficar com um pé atrás, sem abrir muitas informações sobre sua vida ou seu trabalho.

Invejosos

Sabe aquele tipo de pessoa que nunca consegue comemorar que você comprou um celular ou um carro novo porque o dela é sempre melhor, mais caro ou mais completo? Isso pode indicar que a pessoa é um invejosa ou, pelo menos, que conversar com ela sempre vai ser um tanto desagradável para você. Uma dica? Se já sabe que vai ouvir algum comentário desse tipo, simplesmente não conte a novidade. Há tantas outras pessoas para conversar, não é?

Maldosos

Com as mídias sociais é fato que nossa privacidade fica cada vez menor. Também é fato que muitas vezes acabamos tendo colegas de trabalho não tão parceiros entre os “amigos” do Facebook, por exemplo. Isso é normal e não chega a ser um problema, desde que esse colega não use seus posts para fazer comentários negativos sobre você. “Uma vez uma funcionária que teve de trabalhar no sábado postou ‘Finalmente indo para casa. Ninguém merece trabalhar aos sábados'”, conta Renata. Seria um comentário totalmente comum se não tivesse sido levado ao chefe dela, por uma “colega” cheia de más intenções. “A colega comentou com o gerente que, pelo post da funcionária, o dia deles devia ter sido difícil”, lembra. “É o tipo de comentário que queima o filme e dificilmente é feito sem maldade”, explica.

Por fim, vale lembrar que estas dicas são apenas alertas. Não quer dizer que qualquer pessoa que tenha uma atitude desse tipo seja um péssimo colega ou que isso vá se repetir toda hora. É que não custa prevenir.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.