Home > Dicas > Aprenda a pedir feedback da melhor forma

Aprenda a pedir feedback da melhor forma

Confira seis dicas para aproveitar ao máximo essa conversa com o gestor


O feedback é aquela conversa em que o seu gestor diz como você está se saindo e indica alguns pontos em que você precisa melhorar. Para saber como pedir feedback e como fazer dele um instrumento eficiente para o seu desenvolvimento, confira as dicas dos especialistas Alexandre Rangel e Fátima Motta.

7 dicas de como pedir feedback da melhor forma

1. Momento adequado

Quando você sente falta de receber um feedback, pode solicitar essa conversa. O ideal é escolher um momento em que o gestor ou colega esteja bem – nem com pressa, nem irritado, nem preocupado – e pedir uma meia hora para conversar com ele. “Não precisa ser imediatamente, você pode dizer que quer conversar hoje, amanhã ou na outra semana, quando ele tiver disponibilidade”, afirma Alexandre.

2. Suas intenções

Ao pedir o feedback, já antecipe quais são suas intenções. Diga, por exemplo, que quer falar sobre como se sente no trabalho e saber a opinião do chefe. Deixar a pessoa curiosa não é uma boa tática, porque pode gerar algum desconforto desnecessário.

Além disso, é interessante pensar em perguntas específicas sobre como você está sendo percebido e como os outros podem te ajudar.

3. Críticas x elogios

Quando pedimos um feedback, normalmente queremos ouvir, formalmente, elogios e reconhecimentos. No entanto, o objetivo final dessa conversa é de apontar caminhos para você melhorar como profissional. Portanto, não entenda o que a pessoa diz como crítica, mas como uma ajuda.

4. Anotações

Uma maneira interessante para esse momento é acolher o que é dito, anotar para valorizar a conversa e agradecer pela oportunidade. “Quem faz isso demonstra humildade para ser aconselhado”, afirma Alexandre. Fátima também recomenda que quem recebe o feedback confirme que entendeu o que foi dito.

5. Conversa x discussão

Discordar, nessa hora, é um erro grave. O gestor está dando uma dica para você melhorar em algum ponto, por isso não faz sentido discordar e transformar a conversa em uma discussão. A única exceção é quando o feedback é uma avaliação de desempenho que estará condicionada a qualquer possibilidade de promoção. “Em situações assim, o profissional tem, sim, de ir à luta e se defender, inclusive por meio do próprio mecanismo de avaliação, que muitas vezes permite isso”, recomenda Alexandre.

6. Encare de forma madura

De acordo com Fátima, formas maduras de crescer e se desenvolver são ouvir e aceitar o feedback, encarando-o de maneira construtiva, como uma sugestão, algo positivo. Por quê? “Porque por mais que o feedback não seja dado de forma correra, existe a percepção de alguém que precisa ser levada em conta”, fiz ela, A intenção, afinal, é de que determinado resultado seja alcançado mediante a melhoria de certo comportamento ou atividade.

7. Plano de ação

Depois da conversa, a recomendação é pegar as anotações e pensar como você pode resolver cada ponto. “Se o colega destacou que você costuma falar demais nas reuniões, entre na próxima já disposto a falar menos e não ser o primeiro a abrir a boca, por exemplo”, afirma Alexandre.

Fátima ressalta ainda que o feedback é uma ferramenta que cria vínculo, gera resultados, melhora o convívio e proporciona crescimento. “Fique atento quando tiver a oportunidade de receber ou dar um feedback, pois é um presente que se dá com amor e coragem e se recebe com gratidão e aceitação”, finaliza.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.