Home > Dicas > Aprenda a fazer networking nas festas da empresa

Aprenda a fazer networking nas festas da empresa

Aproveite as confraternizações para dar um upgrade na sua rede de contatos 

As festas de confraternização de fim de ano podem ser excelentes oportunidades para fazer networking. É nessas horas que você pode puxar assunto com pessoas com quem nunca conversou na empresa e, quem sabe, até conseguir um pretexto para marcar um café em outra ocasião.

Tudo isso, claro, desde que você tome alguns cuidados e não force a mão para tentar ser o amigo da galera. Confira as dicas da consultora de imagem Renata Mello para criar ou aumentar a sua rede de contatos.

9 dicas para fazer networking nas festas de fim de ano

1. Tenha bom senso

Essa é a primeira regra para iniciar qualquer contato, seja com quem for. Se você vai aproveitar a festa de fim de ano da empresa, por exemplo, observe muito bem se as pessoas com quem você quer conversar estão também a fim de conversar com você. “Muita gente esquece o óbvio e acaba incomodando outras pessoas”, diz Renata. O resultado desse deslize, claro, pode ser catastrófico para a sua imagem.

2. Aproxime-se das pessoas

Você pode se aproximar de alguém com quem sempre quis falar se apresentando. “Pode abordar a pessoa dizendo o nome dela e falando que é um prazer conhecê-la”, afirma. “Se achar adequado, elogie a organização da festa”, diz Renata. “É simpático e todo executivo gosta de ser reconhecido.”

3. Saiba iniciar uma conversa

Para começar a conversa, proponha assuntos genéricos, como esporte, restaurantes, viagens. “É uma forma simples de se aproximar de alguém”, diz ela. Evite tocar nas pessoas e puxar assuntos muito pessoais que possam gerar desconforto.

4. Evite falar de trabalho

OK, é um evento corporativo, mas ninguém é obrigado a pensar em trabalho o tempo todo. Portanto, não seja monotemático – a menos que a pessoa com quem você quer conversar leve o papo para esse lado.

5. Tome cuidado com o que fala

Tome cuidado com frases prontas e também para não ficar apenas concordando com tudo. Mesmo que você queira agradar, isso vai passar a imagem de “puxa-saco”. Não é essa a sua intenção, né?

6. Não exagere na bebida

Jamais – jamais mesmo – exagere na bebida para não falar mais do que deve ou tropeçar nas palavras. Nem precisamos dizer o quanto isso pega mal.

7. Tenha consciência

Se perceber que a pessoa não está a fim de conversa, seja educado e dê uma desculpa para se afastar. Diga, por exemplo, que vai pegar uma bebida.

8. Aproveite a oportunidade

Se surgir oportunidade, comente que vocês podem tomar um café ou almoçar, quem sabe. Depois da festa, não deixe passar muito tempo para propor esse encontro. “Se esfriar o assunto, a pessoa pode nem se lembrar de você.”

9. Seja moderado

Não saia distribuindo cartões e nem intimando alguém a passar seus contatos. Tudo bem que você vai aproveitar o evento para fazer networking, mas, por favor, faça isso com moderação.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.