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Anotações frequentes ajudam (muito) a atualizar o currículo

Uma das maiores dificuldades que enfrentamos para atualizar o currículo é lembrar de tudo o que fizemos desde a última vez que procuramos emprego. Se é difícil lembrar o que foi decidido na reunião que tivemos hoje de manhã, imagina a dificuldade de resgatar na memória as metas que atingimos nos últimos anos, as responsabilidades que assumimos e os destaques das últimas avaliações de desempenho.

A dica, então, é anotar tudo isso dia após dia. Assim, quando você precisar atualizar o currículo, as informações estarão prontas – sem depender da sua memória. Confira as dicas do The Balance Careers para cuidar dessas anotações da melhor forma.

E facilitar a atualização o currículo é apenas um dos benefícios de acompanhar (e anotar) o que você faz, aprende e realiza no trabalho. Essas mesmas anotações ajudam a avaliar seu desempenho e criar argumentos para um pedido de promoção ou aumento, por exemplo. Também pode ser útil se você tiver que escrever uma biografia de si mesmo, seja para um evento que você esteja participando ou para outro momento profissional.

Além disso, as anotações ajudam a preparar respostas para algumas perguntas comuns da entrevista de emprego. Por exemplo: “Quais são suas maiores realizações?” ou “Descreva uma situação de trabalho difícil e conte como você superou essa situação”.

Que informações você acompanhar para atualizar o currículo

A ideia é ser abrangente nos seus registros. Aqui vão alguns tópicos que você deve rastrear:
Novas competências: anote aulas, oficinas, palestras, treinamentos. Você aprendeu a utilizar um novo software? Anote também.

Prêmios e reconhecimentos

Seu chefe enviou um e-mail para a equipe divulgando seu trabalho? Você se destacou como vendedor do ano ou foi reconhecido por um cliente? Anote a data e o conteúdo dos prêmios e elogios.

Projetos e tarefas

O que faz parte do dia a dia é facilmente perdido na memória. Faça anotações do tipo “análise do orçamento para projeções ano a ano” e, se possível, descreva como você realizou a tarefa, que obstáculos enfrentou e que metas atingiu. Além de ser útil para a hora de atualizar o currículo, essas informações são valiosas para responder perguntas da entrevista de emprego.

Desafios

Ainda que você não vá incluir esses dados no currículo, eles podem ajudar a formular respostas para o entrevistador, especialmente quando ele questionar sobre sua forma de lidar com colegas de trabalho difíceis, projetos que deram errado e outros desafios no local de trabalho. Faça notas, por exemplo, sobre prazos que sua equipe não conseguiu cumprir, o que aprendeu com isso e como melhorou dali para frente.

Realizações e resultados

Seja organizando um evento, excedendo uma cota de vendas, fechando uma transação ou economizando dinheiro, anote as grandes coisas que você faz no trabalho. Inclua o máximo possível de detalhes específicos e quantificáveis para que você não tenha que entrar em seu arquivo de e-mail depois para resgatar as informações.

Todas essas anotações podem ser organizadas em um rascunho de email, em um bloquinho de papel, em notas de voz ou até em um rascunho do seu próprio currículo. Faça no formato que preferir, apenas tome o cuidado de tornar as anotações acessíveis mesmo que você não tenha mais acesso ao computador do trabalho. O rascunho de e-mail, por exemplo, deve ser feito na sua conta pessoal e as notas de voz devem ficar na nuvem – e não apenas no seu celular.

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