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9 regras para preservar sua imagem na empresa

Conheça algumas atitudes aparentemente inofensivas que podem pegar muito mal no trabalho

Pode atender ligação do marido durante a reunião com o chefe? E se for da escola do filho? E responder e-mail de cliente? A tecnologia é maravilhosa, mas a sensação de urgência e disponibilidade que ela causa acaba deixando muita gente confusa. Se você costuma se sentir assim, veja estas recomendações da consultora de imagem Renata Mello para preservar sua imagem na empresa.

Como preservar sua imagem?

1. Não atenda o celular do colega

O celular do colega está tocando insistentemente. Pode atender? “Não”, diz Renata, categoricamente. A dúvida é comum, ela afirma, principalmente quando a pessoa vê que quem está chamando é alguém que ela conhece.

“Ela pensa que, como é o marido da colega, que ela conhece, pode atender e dizer que ela saiu para o almoço”, explica. A atitude aparentemente simpática, no entanto, é desaconselhável. Primeiramente porque celular é um aparelho pessoal, que não deve ser atendido por outra pessoa, a menos que o dono peça formalmente. Isto vai ajudar a preservar sua imagem.

2. Abaixe o volume do seu celular

É meio óbvio, mas muita gente acaba desrespeitando essa regra básica de convivência corporativa. O volume do toque do seu aparelho tem de ser baixo, de preferência para só você ouvir, sem incomodar os colegas. O ideal mesmo é deixar o aparelho no modo vibração. Se estiver esperando uma ligação urgente, mantenha-o por perto, simplesmente, e não em alto e bom som.

3. Evite o uso de viva-voz no escritório

Outra regra relacionada a barulho é a utilização do viva-voz, tanto no celular quanto no fixo. “Muita gente utiliza esse recurso, por exemplo, para fazer ligações e esperar até que alguém responda do outro lado”, diz Renata. Pode não parecer, mas o barulho incomoda e tira a concentração.

4. Não atenda ligações em reuniões

Atender ligações durante uma reunião também não é coisa muito recomendável. A menos, claro, que seja caso de urgência ou que você esteja esperando uma resposta ou uma informação para alguma atividade profissional.

“Se for o caso, antes da reunião, avise que talvez tenha de se ausentar um pouco para atender a uma chamada”, recomenda Renata. Fora casos desse tipo, tente evitar sempre que possível. A mesma regra vale para um almoço com o chefe ou com clientes. “É preciso fazer uma peneira para saber o que é urgente e o que não é e, de qualquer modo, tentar ser breve na chamada.”

5. Tome cuidado ao adicionar colegas nas mídias sociais

As mídias sociais também acabam gerando saias justíssimas no trabalho. Com elas, todo cuidado é pouco para preservar sua imagem. Para começar, a dica de Renata é não sair adicionando todo mundo do trabalho. “Em mídias sociais profissionais tudo bem”, diz ela.

6. Evite dar provas da sua distração durante a reunião

Nas reuniões, por favor, tome cuidado com o que você faz. Evite entrar nas redes. Se for inevitável (sim, há reuniões muito longas, em que muito se discute e nada se resolve), tente não curtir nada e, principalmente, não postar qualquer comentário sobre a reunião ou qualquer outra coisa que esteja na sua mente.

Lembre-se de que alguém sempre estará vendo o que você faz. “Curtir qualquer coisa no horário da reunião deixa claro que você não estava prestando atenção”, diz Renata. Mais perigoso ainda, claro, é fazer um comentário sobre o quanto se perde tempo em encontros desse tipo ou sobre algum ponto que está sendo discutido. Isso, além de pegar mal, pode trazer efeitos mais sérios, como uma advertência.

7. Lembre-se de que você está sendo observado

Outro ponto lembrado por Renata, também relacionado ao uso das mídias sociais, é ter o cuidado de não ficar postando ou curtindo ou comentando qualquer coisa em momentos em que você deveria estar “indisponível”. “Por exemplo, se você recusou o convite para um almoço ou uma reunião e disse que tinha outro compromisso, não se esqueça disso nas redes ou poderá cair em contradição”, alerta.

8. Não faça comentários negativos sobre o trabalho

Comentários que demonstrem sua insatisfação com o trabalho também devem ser evitados, mesmo que sejam feitos em tom de brincadeira. “Por exemplo, um colega vai tirar férias e você posta que ele é um sortudo”, diz Renata. Pode ate ser brincadeira, mas, se alguém mal intencionado ler pode entender que você não está feliz ali.

9. Ouça música com moderação

Ouvir música no trabalho pode fazer você render muito, mas também deve ser feito com moderação. O ideal é deixar o volume baixo o suficiente para perceber se alguém falar com você ou chamar o seu nome. Também não é bom negócio passar o dia todo com os fones no ouvido. Isso pode parecer um aviso antipático de “não perturbe”.

 

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