Home > Dicas > 8 dicas para começar trabalho novo com pé direito

8 dicas para começar trabalho novo com pé direito

Aprenda a evitar gafes e causar boa impressão logo nos primeiros dias

Ufa! Finalmente você venceu a disputa e conseguiu aquele trabalho novo que estava tanto querendo. Você está ansioso e quer fazer bonito e já ir mostrando todo seu talento. Quando se trata de um emprego novo é preciso tomar alguns cuidados para não queimar o filme logo na entrada. Para dar uma força, selecionamos oito dicas da especialista Renata Filippi da Mariaca InterSearch.

8 dicas para se dar bem no trabalho novo

1. Tenha muita calma

Não adianta chegar naquela afobação, querendo se integrar com todo mundo a qualquer custo ou fazendo de tudo para provar que a empresa fez a escolha perfeita quando contratou você. “Essa postura acaba sendo invasiva ou inadequada”, alerta Renata. A dica é sentir o ambiente de trabalho e ouvir as pessoas antes de tentar mostrar para que veio.

2. Seja bastante gentil

Não importa se você foi contratado como estagiário, assistente, analista ou coordenador. Independentemente do cargo que vai ocupar, você precisa chegar ao trabalho novo prestando atenção a tudo o que acontece, ser gentil com todos (sim, todos que estão ao seu lado, acima e abaixo de você no organograma) e procurar conhecer os colegas e o novo contexto em que está inserido.

3. Tenha equilíbrio

Outra dica da Renata, que parece bem simples mas muitas vezes cai no esquecimento de quem está cheio de energia para mostrar, é a de agir com naturalidade. Não se iluda, o mundo é mesmo cruel e a primeira impressão é mesmo a que costuma ficar. “O profissional precisa pensar que estes primeiros dias de trabalho devem ser coerentes com os demais”, explica. Ou seja, não adianta também você chegar um anjo e se transformar na manhã seguinte. Ninguém vai entender nada e, no mínimo, vão pensar que você é uma pessoa falsa.

4. Demonstre disponibilidade

É essencial ter disponibilidade tanto para aprender qualquer coisa nova quanto para compartilhar os conhecimentos que você traz na bagagem com os novos colegas. Reter o conhecimento para si há tempos deixou de ser boa estratégia para alcançar o poder. No máximo, você pode ganhar antipatia.

5. Entenda a cultura da empresa

Por mais que aparentemente as empresas sejam todas meio parecidas, cada uma é uma espécie de universo, com características e personalidades próprias. Portanto, chegue disposto a entender a cultura empresarial na qual vai trabalhar, suas políticas e também a adesão dos funcionários. Mesmo que você ache algumas coisas estranhas ou cômicas, de forma alguma critique. Pelo menos até sacar qual é a de cada um. E piadinhas… nem pensar.

6. Faça (muitas) perguntas

Nada melhor do que fazer muitas perguntas para entender como são os processos e as políticas existentes no trabalho novo. “Você passará a contribuir objetiva e estrategicamente com os colegas que estão ali no mesmo barco. Para isto é preciso entender muito bem como tudo funciona no novo trabalho.”

7. Seja claro e busque respaldo

Agora, se você for assumir um cargo mais alto, além de tomar todos os cuidados listados nos itens acima, ainda vai precisar se posicionar claramente em relação aos seus objetivos, suas metas e a forma como você espera que os colaboradores se alinhem a elas. “Desde o primeiro dia de trabalho, o executivo deve buscar o respaldo ou a concordância de quem o patrocinou na contratação”, alerta Renata.

8. Busque todas as informações

Outra dica interessante de Renata é voltada a quem vai atuar em outros países, além do Brasil. Para não ser surpreendido, antes de começar na empresa, obtenha o máximo de informações sobre ela, sua estrutura, negócios e pessoas. “E, nos primeiros dias de trabalho, coloque em prática sua capacidade de liderança, engajando o time a seguir os caminhos desejados.”

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e fique por dentro das oportunidades no mercado de trabalho. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.