Home > Dicas > Aprenda a cumprir prazos no trabalho

Aprenda a cumprir prazos no trabalho

Veja como combater o vício de deixar tudo para depois que emperra seu desenvolvimento

Aquele vício de procrastinar e ir deixando tudo para mais tarde, sem manter o foco nas tarefas mais urgentes e sem jamais se preocupar em planejar suas atividades, faz você não cumprir prazos e – o que pode ser ainda pior – você pode perder também a credibilidade na empresa que trabalha.

A especialista Maria Ester Pires da Cruz, do Insper, explica que aprender a priorizar e manter o foco faz parte do desenvolvimento profissional e é uma aprendizagem que acontece no dia a dia – observando, sendo curioso, fazendo perguntas e recebendo feedback. Confira a seguir as recomendações para deixar os atrasos no passado.

7 dicas para cumprir prazos

1. Entenda as expectativas

Uma dica que vale para todo profissional que quer começar a cumprir prazos melhor é de começar esse processo conversando com o gestor para entender a expectativa dele com relação aos prazos de entrega de seu trabalho.

2. Tenha clareza

Outra recomendação importante é fazer perguntas sempre que alguma coisa solicitada não estiver clara para você. Afinal, se você não entender o que estão esperando, dificilmente vai conseguir fazer a entrega correta no prazo combinado.

3. Conheça as prioridades da área

Também é interessante conhecer as prioridades da sua área. Assim você consegue diferenciar mais facilmente o que é urgente do que é importante e se focar no que precisa ser feito antes.

4. Aprenda a pedir ajuda

Aprender a pedir ajuda também é parte fundamental desse processo. Se perceber que não vai dar conta de alguma coisa, peça auxílio, antes que seja tarde demais.

5. Saiba negociar

É importante também ter iniciativa para renegociar o prazo combinado, antes que ele estoure. “Não se esqueça que a justificativa para a renegociação tem de ser coerente, bem como renegociar prazos deve ser uma exceção e não regra”, alerta Maria Ester.

6. Entenda seus limites

Para quem até tenta se organizar, mas acaba acumulando funções demais e, por isso, perde o controle dos prazos pelo caminho, a dica é tentar aprender a dizer “não” para não se sobrecarregar demais. Sempre que possível, tente expor seu limite de tempo ao assumir novos projetos. Segundo Maria Ester, é preferível não aceitar o desafio de um projeto novo a perder a reputação por não cumprir prazos.

7. Saia da zona de conforto

Por fim, vale lembrar que mudança de atitude é sempre um grande desafio. “É muito fácil retrocedermos e voltarmos ao comportamento antigo, que é mais confortável para nós”, explica ela. Portanto, para que isso não aconteça, o melhor é treinar, repetindo comportamento novo.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.