Home > Dicas > 8 dicas para aposentados que querem voltar à ativa

8 dicas para aposentados que querem voltar à ativa

Confira algumas formas de retornar por cima ao mercado de trabalhao

Nem sempre quem se aposenta quer parar de trabalhar. Às vezes, é preciso retornar ao trabalho para complementar a renda, fazendo um bico aqui e outro ali. Em outros casos, os aposentados simplesmente não conseguem se acostumar à nova vida e querem, de qualquer forma, voltar à ativa. Para uma ou outra situação, aqui vão as dicas de Paulo Dias, diretor da unidade de recrutamento e seleção da Mariaca, para quem pretende fazer o caminho de volta ao mercado de trabalho.

Aposentados voltando à ativa

1 – Se você parou de trabalhar e, por qualquer motivo, decidiu voltar, saiba que muitas empresas podem ter receio de contratá-lo pensando que você poderá mudar de ideia novamente a qualquer momento. “Para elas, será um risco maior contratá-lo, por exemplo, para um projeto de longo prazo”, afirma Dias.

2 – Portanto, na hora de buscar um lugar ao sol, pode ser uma boa ideia focar em projetos de curto prazo, que já têm datas certas (ou quase certas) de início e fim. “Em situações como mudança de sistema, fusão de empresas e transição entre áreas, por exemplo, as empresas podem precisar do apoio de alguém mais experiente”, diz ele.

3 – A área de consultoria é outra boa alternativa para profissionais seniores. “Ela garante mais autonomia e está em alta hoje em dia, quando as empresas têm muitos jovens em cargos de gestão e nem sempre têm internamente alguém com senioridade para ajudar de alguma maneira”, afirma Dias.

4 – Agora, se você está se aposentando mas ainda não parou de trabalhar, pode saber que tem mais chances no processo seletivo do que aqueles que só decidiram voltar depois de sair do mercado. “Um profissional que ainda está ativo é avaliado de outra maneira”, diz ele. Isso significa que se você ainda não tem certeza se vai ficar fora do mercado, o melhor é decidir isso antes de se afastar dele.

5 – As maiores oportunidades para profissionais seniores estão nas áreas em que faltam especialistas. “Pessoas mais experientes são consideradas boas alternativas por terem bagagem e não almejarem tanto promoção, crescimento no curto prazo ou cargos de gestão”, explica Dias.

6 – É o caso, por exemplo, das áreas de engenharia. “O jovem pode ser muito bom tecnicamente, mas, normalmente, quer crescer e virar diretor, só que a empresa precisa também de um bom engenheiro para ficar na obra, que conquiste o respeito da equipe e não sonhe com a diretoria, já que ela obviamente não tem espaço para todo mundo.”

7 – Outra dica essencial é manter-se o mais atualizado possível, inclusive em relação a novas tecnologias e internet.

8 – E, por falar em atualização, vale lembrar que um currículo atualizado e uma boa rede de contatos ativa ainda são ingredientes indispensáveis para a vida profissional.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.