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7 dicas para fazer uma redação no processo seletivo

Veja como escrever um texto que demonstre suas competências e seja bem avaliado pelo recrutador

Se você não sabe como como fazer uma redação para um processo seletivo, esta é a hora de se preparar para isso. Talvez você ainda não tenha passado por essa situação, mas é comum que algumas empresas peçam que os candidatos escrevam um texto em alguma etapa da seleção.

Essa redação tem normalmente cerca de 20 ou 30 linhas. O tema pode ser livre ou pré-determinado. O objetivo é basicamente avaliar a capacidade que você tem de se expressar de forma escrita, a forma como você organiza ideias e conduz sua argumentação e, claro, o conhecimento que você tem do idioma e da gramática. Nada muito diferente do que você aprendeu na escola, quando treinava para o vestibular.

Quer lembrar? Confira estas dicas.

Como fazer uma redação para conseguir um emprego

1 – Como escolher o tema da redação

Se o tema for livre, você pode escolher um assunto que seja confortável para você. O ideal é falar sobre trabalho – sua área de atuação, sua carreira, a empresa e seu desempenho no segmento em que ela atua. O importante é escolher um assunto que você conheça bem e, se possível, possa expor alguma experiência pessoal. Esse, aliás, pode ser um grande diferencial porque torna sua argumentação diferente da feita pelos concorrentes.

Se você investe continuamente na sua formação, uma ideia, por exemplo, é falar sobre educação continuada. Você pode começar falando sobre a importância de se manter atualizado, contar sua experiência – o que você estudou, o que cada curso trouxe para sua carreira etc.

Evite assuntos polêmicos, tanto os assumidamente polêmicos como política, religião e futebol quanto os que podem ser mal interpretados, como família (ter ou não filhos) etc.  

2 – Divida o texto em três partes

É muito provável que você tenha de escrever uma dissertação. Lembra o que é isso? Aquele texto bastante comum nos vestibulares que é dividido em três partes: ideia, argumentação e conclusão.

Na primeira parte do texto você deve apresentar o assunto – mesmo que ele seja proposto pela empresa. Exponha a ideia que você vai defender. O melhor é escolher um caminho apenas e seguir. Ou seja, mesmo que você acredite que um assunto é “relativo”, escolha um lado e argumente. Essa escolha clara reduz chance de você se perder na argumentação.

Na segunda parte, mostre seus argumentos. Por que você pensa dessa forma? O que você já leu sobre isso que possa citar? Mencionar escritores, jornalistas, pesquisadores e casos reais sempre dá mais peso para sua argumentação.

Na terceira parte, retome a ideia inicial e apresente sua conclusão.

3 – Faça um “esquema”

Para não se perder no texto, crie um pequeno esquema do que você pretende escrever, no cantinho da página ou mesmo mentalmente.

Se o assunto proposto for “educação continuada”, por exemplo, como sugerimos acima, pense que ideia você vai defender, o que vai argumentar e que conclusão vai apresentar. Coisa simples.

Exemplo:

Ideia: educação é indispensável para crescer na carreira

Argumentos: tudo muda rápido, conhecimento da graduação fica antigo, fiz pós  e fui promovido, fiz MBA e consegui outro emprego (contatos, conhecimento gerencial)

Conclusão: investir em educação continuamente fez toda diferença na minha carreira

4 – Use linguagem simples e direta

Se escrever não for seu ofício e nem o seu hobby, possivelmente essa tarefa vá deixar você nervoso. Isso significa que não é hora de arriscar. Use preferencialmente frases curtas, seguindo a fórmula infalível sujeito + verbo + complemento. Seja objetivo e evite palavras que você não tem certeza do significado. É comum, por exemplo, pessoas usarem “assertividade” como qualidade de quem “acerta”. Assertividade é a característica de quem é “assertivo”, ou seja, alguém que demonstra firmeza nas atitudes e palavras, alguém que é direto, independentemente de estar certo ou errado. Não arrisque para não comprometer o entendimento do leitor. E, claro, não cometa erros de português

5 – Evite gírias e excesso de termos em inglês

Mesmo que você seja fluente no idioma, evite termos que não são amplamente utilizados no Brasil. Claro que você pode dizer smartphone ou e-mail. Mas evite, por exemplo, dizer forecast no lugar de previsão, profit em vez de lucro etc. Gírias também não trazem qualquer benefício para o seu texto.

6 – Seja claro

Pense que o texto deverá por si só ser compreensível para quem vai ler. Se você tiver de acompanhar para explicar o que está dizendo, ele não está bom o suficiente.

7 – Pratique a escrita

Escrever é uma habilidade que você desenvolve apenas praticando. Isso significa passar um tempo escrevendo (sim!) e lendo (algo de qualidade, por favor). Infelizmente, conhecer estas dicas não é o suficiente para saber como fazer uma redação. O ideal é que você treine a escrita, fazendo uma redação por dia ou, pelo menos, uma redação por semana. Acredite: seu texto vai melhorar muito de uma para outra.

Por fim, pense que escrever é colocar no papel ou na tela do computador o que você quer dizer para alguém. Não é mais complicado que isso. Você precisa apenas tomar mais cuidado com as palavras que vai usar e ter certeza de que a mensagem está sendo transmitida com eficiência. Afinal, você não estará lá para responder dúvidas ou para perceber, pela expressão do recrutador, que ele não entendeu alguma coisa. Simples. 😉

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