Home > Dicas > 7 dicas de networking para pessoas tímidas

7 dicas de networking para pessoas tímidas

Fazer contatos profissionais não precisa ser um bicho de sete cabeças

Fazer networking pode parecer algo assustador para pessoas tímidas, que passam mal só de pensar em ter de puxar assunto um desconhecido. Manter uma boa rede contatos, no entanto, é essencial para crescer na carreira. É ela, afinal, que ajuda a conseguir empregos, clientes e investidores.

Pensando nisso, a CIO.com listou uma série de dicas para pessoas tímidas fazerem networking. Se for o seu caso, respire fundo e confira como você pode aprender a criar relacionamentos profissionais sinceros – sem precisar morrer de vergonha.

Manual de networking para pessoas tímidas

1. Comece com conhecidos

Se você for tímido, fazer contato com um estranho pode ser um enorme desafio. A dica, então, é começar sua network com parentes e amigos. Segundo Lynne Sarikas, diretora da Career Center do MBA da Northeastern University, isso ajuda a desmistificar o processo. “Depois de algumas conversas bem-sucedidas, você vai se sentir mais confiante”, diz ela.

Quando isso acontecer, você pode expandir a rede para ex-colegas de escola e faculdade, que costumam ser uma mina de ouro de relacionamentos.

2. Não se desculpe

É bastante comum que introvertidos se desculpem por pedir ajuda por acharem que o networking é mais uma “imposição” do que um exercício de construção de relacionamento. “É como se eles estivessem pedindo um favor”, afirma Lynne. A especialista alerta que se desculpar por estar fazendo um contato pode dar a ideia de que você é um novato no assunto, sem muito profissionalismo nem autoconfiança.

“Você não deve pedir desculpas por querer saber mais sobre a pessoa com quem está conversando”, diz ela. A ideia geral do networking é que, algum dia, você possa retribuir o favor que alguém fez por você.

3. Sorria

É uma dica simples, que muita gente ignora. Tente não pensar no quanto você detesta fazer networking para não ficar com aquela cara de sofrimento ao tentar fazer contato com outras pessoas. Um sorriso sempre vai bem e facilita tudo. Sem exageros, é claro.

4. Ouça o que os outros dizem

A maioria das pessoas gosta de falar muito mais do que ouvir. Para os tímidos, no entanto, esse é um ponto positivo: eles não têm dificuldade em ouvir o que as pessoas querem dizer. Ouvir, aliás, é bem mais fácil do que falar. A dica, então, é ser um bom ouvinte e demonstrar interesse sincero pelo que as pessoas contam. Mesmo que você não diga muito, as pessoas vão se lembrar de terem tido uma boa conversa com você.

5. Troque cartões de visita

Quando você conseguir fazer uma conexão interessante, não perca a oportunidade de oferecer seu cartão de visitas. É muito provável que a pessoa com quem você conversou retribua também com um cartão. Aí, está feito, você tem o contato dela para continuar a conversa em outro momento. Enviar um e-mail, por exemplo, com um artigo relacionado ao que vocês estavam falando é uma boa forma de manter contato.

6. Seja você mesmo

Preste atenção: se você for uma pessoa tímida, não tem de parecer alguém super extrovertido para fazer networking. É claro que você precisa se esforçar para sair de casa e conversar com pessoas que mal conhece. Só não precisa exagerar demais. Seu jeito tímido, desde que autêntico, pode ser cativante.

7. Prepare-se com antecedência

Se você tem receio de travar durante uma conversa, prepare com antecedência algumas perguntas para quebrar o gelo e acabar com aquela falta de assunto constrangedora. A dica é se preparar também para responder perguntas que podem ser feitas a você. Se estiver procurando emprego, por exemplo, esteja preparado para explicar o motivo.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.