Home > Dicas > 7 alertas para não dar vexame na festa da empresa

7 alertas para não dar vexame na festa da empresa

Veja o que fazer para aproveitar o evento e não prejudicar sua imagem

Se você gosta de uma bagunça, aposto que não vê a hora de ela chegar.  Se faz mais o tipo anti-social, tenho certeza passa mal só de pensar. Sim, estamos falando da festa da empresa, aquela que ocorre todo fim de ano, religiosamente, mas que sempre causa dúvidas e polêmicas entre os convidados antes, durante e depois de acontecer. Para cuidar da sua reputação e garantir que o ano não comece com uma “mancha” no seu currículo, confira este checklist.

Evite estes erros na festa da empresa

1. Tem nome de festa, mas é praticamente trabalho

É isso mesmo, para não exagerar em nada, pense que você está entre colegas de trabalho em um evento corporativo – e não entre seus melhores amigos na mesa do boteco do almoço de domingo. Mesmo que você adore festas e se sinta totalmente à vontade com seus colegas e superiores, controle um pouco seu entusiasmo para não fazer feio. Se for o caso, combine um happy hour com os mais próximos em outro momento.

2. Diversifique os contatos e os assuntos

Ok, é uma festa da empresa, mas, por favor, não fale apenas de trabalho. As pessoas estão ali em um momento de descontração e não para discutir um projeto ou remarcar uma reunião. Também evite fofocas e comentários maldosos, que nunca vão bem. Aproveite a ocasião para conversar com pessoas com quem você normalmente não tem tanto contato durante o trabalho.

Experimente puxar um assunto e, se for bem recebido, vá em frente. Demonstre interesse pelas pessoas e mostre quais os sãos. Você pode, por exemplo, falar do último show que viu ou de um aplicativo sensacional que baixou na semana passada. Com bom senso sempre.

3. Fique atento aos horários

Se o evento começar com algum anúncio, premiação ou amigo secreto, por exemplo, chegue no horário especificado no convite. Um atraso pode dar a impressão de descaso. Se for apenas uma festa informal, você pode chegar um pouco depois, mas não exagere.

4. Beba e coma com moderação

Não é porque comida e bebida são servidas abundantemente que você pode se jogar em todas e acabar a noite morrendo de vergonha, ok? Você até pode beber um pouco, com muito bom senso. Se perceber que está começando a falar demais, pare imediatamente.

5. Posso levar alguém?

Não. A menos que esteja explícito no convite que os familiares são bem-vindos, o que é muito raro hoje em dia. Mesmo que você se sinta deslocado, precisa se esforçar para ser sociável com os colegas. Sua carreira, cedo ou tarde, vai agradecer por isso.

6. Roupas sob medida

Na hora de escolher o que vestir, mais uma vez você precisa se lembrar que estamos falando de um evento corporativo. Mesmo que seja um churrasco na piscina, nem pense em usar o seu menor biquini. Também descarte saias ou shorts curtos demais. Se o evento for antes ou depois do trabalho, pense em algo mais leve, mas que caia bem nos dois momentos.

7. Divirta-se

Sim, depois de todas essas regras, pode até parecer que você vai mais para um funeral do que para uma festa, mas, acredite, tomando esses cuidados, você tem mais chances de relaxar e se divertir sem atrapalhar seu desenvolvimento profissional.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.