Home > Dicas > 6 passos para conseguir recolocação profissional

6 passos para conseguir recolocação profissional

Veja como seguir em frente e recolocar a carreira nos trilhos mesmo neste momento de crise

Buscar recolocação profissional não é fácil. Especialmente se você foi demitido de forma inesperada, se gostava muito do emprego que tinha, se estava na empresa havia anos e, o que também é complicado, estiver financeiramente desorganizado para ter calma, respirar fundo e buscar um novo posto de trabalho.

Para o mercado em geral, no entanto, ninguém passa a ser mal visto só porque foi demitido. Como diz Hugo Capobianco, diretor da Mariaca Career Star Group, a demissão é um processo comum hoje em dia, em função das grandes mudanças organizacionais. Portanto, levante a cabeça e confira estes 6 passos para superar esta fase e conseguir um novo emprego.

Como conseguir recolocação profissional agora

1. Identifique seus gaps

Tente identificar pontos de desenvolvimento de suas competências. Por exemplo, se você sabe que tem um gap em idiomas, prepare-se para estudar. É preciso conhecer as exigências do mercado para o novo emprego que você quer conquistar e se preparar para elas.

2. Crie um plano de ação

Estruture um plano de ação para buscar seus novos objetivos. Defina primeiramente onde você quer chegar. Você pretende empreender um negócio próprio ou prefere voltar ao mundo corporativo? Depois de encontrar as respostas, planeje os passos que deve dar para chegar lá. Para saber quanto você vai receber na rescisão, acesse a nossa Calculadora de Rescisão.

3. Saiba onde você quer trabalhar

Separe uma parte do seu dia para implementar esse planejamento em busca dos seus novos desafios. Uma dica importante é usar esse tempo para identificar as empresas alvo e também os segmentos do seu interesse.

4. Atualize seu currículo

Atualizar o currículo é indispensável sempre e especialmente nesta fase de recolocação. Portanto, não perca tempo e relate seus principais resultados.

5. Participe de eventos

Para ativar sua rede de contatos, também e importante participar de eventos do setor em que deseja estar inserido. Nos eventos, claro, é importante estabelecer novos contatos que poderão ajudar neste momento.

6. Faça contatos

Também não basta estabelecer novos contatos. É preciso transformá-los em uma rede de relacionamentos e criar de fato um networking que deverá ser atualizado e mantido constantemente.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.