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6 maneiras de ganhar produtividade no trabalho

Especialista mostra como você pode organizar e lidar com as tarefas do dia a dia para ganhar eficiência

Aumentar a produtividade no trabalho é o sonho de todo profissional que quer ver sua carreira se desenvolver. No entanto, com tantas distrações e preocupações perambulando pelas nossas cabeças, essa missão pode parecer impossível – mas não é.

Para saber como se tornar muito mais produtivo no trabalho confira as recomendações de Liz Ryan, especialista em RH e autora do livro Reinvention Roadmap: Break the Rules to Get the Job You Want and Career You Deserve Career You Deserve. As dicas foram publicadas em artigo da Forbes.

Como ajustar a rotina para ganhar mais produtividade no trabalho

1 – Defina e reconheça micro-objetivos

Você pode ter um plano brilhante para um novo processo que queira implementar, mas precisa viabilizar essa implementação de forma prática.

Uma estratégia é definir micro-objetivos que você deve atingir aos poucos. Um deles pode ser “retirar e er a documentação do processo atual de entrada de pedidos”. Cada micro-objetivo atingido deve trazer mais motivação.

O contrário disso seria definir o objetivo simplesmente como “redesenhar o processo de entrada de pedidos”, que ficaria no seu caminho por meses, como um obstáculo imenso e intransponível.

2 – “Qual é a melhor maneira de fazer isso?”

A ideia  nao é trabalhar menos, mas trabalhar melhor todos os dias. Por isso, sempre que se sentir frustrado com algum processo – pessoal ou de trabalho – pense como ele poderia ser feito de uma maneira mais eficiente.

A dica é não ter medo de mudar pequenas coisas em sua rotina. Fique atento às possibilidade de inovação que vêm à sua mente.

3 – Questione procedimentos

Se você for um gerente, incentive a equipe a questionar procedimentos, fazer perguntas, sugerir melhorias. A regra é a mesma para quem ainda não tem um cargo de gestão: questione, ofereça sugestões.

4 – Faça uma pausa sempre que achar necessário

Sabe quando você não consegue mais se concentrar no que está fazendo? Ouça seu corpo e faça uma pausa. Tome um café, caminhe pelo escritório, faça qualquer coisa que relaxe a sua mente antes de se concentrar novamente. Observe o resultado.

5 – Tenha um propósito

Pense no que o seu trabalho oferece, além do contracheque. Ele está alinhado aos seus objetivos de vida? Você sente prazer com seu trabalho? Qual seu propósito maior?

É importante ver um propósito maior no que você faz para trabalhar com mais eficiência. Também é importante saber para onde você quer conduzir a sua carreira. Qual o próximo cargo que você quer ocupar? Na sua empresa atual ou em outra?

É essencial que você conduza sua vida profissional pelo caminho que você escolher.

6 – Avalie sua lista de tarefas

Em vez de apenas listar tudo o que você precisa fazer no dia, pense quais das tarefas você tem vontade de realizar e quais delas você costuma evitar e deixar para depois.

Concentre-se nas do segundo tipo para entender por que elas são desagradáveis para você. Há algo que possa ser feito para melhorar isso? E se você tirá-las da frente primeiro será que sua produtividade não vai aumentar ao longo do dia?

Pense nisso. 😉

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