Home > Dicas > 6 lições para sobreviver no emprego novo

6 lições para sobreviver no emprego novo

Veja como você pode se preparar para ficar menos estressado nos seus primeiros dias

Começar um emprego novo pode ser bem estressante. Você não conhece as pessoas, não sabe como as relações funcionam e não está acostumado com o ambiente. Com alguns cuidados, no entanto, é possível minimizar esse mal-estar e se adaptar com mais facilidade. Quer ver?

Emprego novo: como sobreviver ao(s) primeiro(s) dia(s)

1. Acorde mais cedo

Especialmente no primeiro dia, considere o trânsito, seu nervosismo extra e até algum imprevisto pelo caminho. Vale a pena perder alguns minutos de sono para não ter de se estressar com alguma possibilidade de atraso.

2. Faça amigos rapidamente

Ter alguns colegas que tirem suas dúvidas no emprego novo pode salvar a sua vida. A dica é tentar ser simpático e amigável desde o início para conquistar a simpatia da equipe e poder contar com sua ajuda especialmente no começo. Só é preciso lembrar que eles também têm suas tarefas e provavelmente não terão o dia todo para tirar suas dúvidas. Tente distribuir as perguntas entre várias pessoas para não sobrecarregar ninguém.

3. Saiba se apresentar

Para facilitar a comunicação com os (curiosos) novos colegas, prepare-se para fazer uma pequena apresentação sobre você. Nada além de 30 segundos que contem quem você é e onde estava antes de chegar à empresa. Esteja preparado também para explicar o que você fará na nova posição. É possível que alguém comece uma conversa com essa pergunta.

4. Fique mais tempo no escritório (se necessário)

Tudo bem se os colegas saírem cedo do escritório e você continuar lá por mais algum tempo nos primeiros dias. É natural que você seja mais lento que eles no começo e que precise se familiarizar com a nova rotina. Chegar mais cedo para se organizar antes de colocar a mão na massa também pode ser boa ideia. Faça o que for mais produtivo para você porque esse empenho extra nas primeiras semanas pode fazer diferença na sua curva de aprendizado.

5. Fale com o chefe

Esperar o chefe vir até você dizer o que deve ser feito – e como deve ser feito – pode ser muito frustrante, principalmente se você não sabe por onde começar. Uma estratégia mais eficiente pode ser ir até ele e tirar suas dúvidas. Tente ser específico sobre o que precisa saber, evitando perguntar simplesmente o que você deve fazer. Lembre-se que por mais ocupado que esteja, ele quer você seja produtivo e tenha sucesso.

6. Ouça e observe

Preste atenção na forma como as pessoas conversam, se elas têm contatos mais formais ou descontraídos, se elas contam piadas no café, se almoçam em grupo, se ficam em silencio a maior parte do tempo. A ideia é não destoar – pelo menos não por enquanto. E for convidado para almoçar com alguém, aceite e agradeça. 😉

Se ainda não encontrou seu emprego novo, cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.