Home > Dicas > 6 gafes corporativas que você pode evitar

6 gafes corporativas que você pode evitar

Muito cuidado para não mandar e-mail para o destinatário errado

por Fernanda Bottoni

No mundo do trabalho, é fato que muita coisa foge do nosso controle e acaba causando a maior saia justa. Por outro lado, é fato também que algumas das piores – e mais comuns – gafes corporativas poderiam facilmente ser evitadas se nós pensássemos um pouco antes de meter os pés pelas mãos. Duvida? Então confira estas situações e diga se elas não são fáceis de evitar:

– Mandar e-mail para o destinatário errado.
Na hora da pressa, você só digitou as iniciais, o endereço se “auto-completou” e pronto… Lá se foi a mensagem para a pessoa errada. Dependendo do contexto, a gafe pode ser pequena ou – o que é bem comum – gigantesca. Quem nunca fez algo do tipo ou, pelo menos, nunca recebeu um email por engano? “Essa é uma das gafes corporativas mais comuns”, diz a consultora de imagem Renata Mello. Para evitar que isso aconteça com você, vamos combinar que basta checar com atenção o destinatário e o conteúdo. Crie esse hábito e certamente você vai se livrar de muitos inconvenientes.

– Esquecer de colocar o telefone no “mute”
Você estava falando com um cliente, se afastou do telefone para tirar uma dúvida ou fazer um pequeno desabafo com o colega, e voltou a falar com ele como se nada tivesse acontecido…. Só que aconteceu. Você esqueceu de silenciar o telefone – ou o botão “mute” simplesmente não funcionou – e o cliente ouviu tudo o que você disse. Uma dica? Não confie na tecnologia e nem na sua habilidade com ela. Durante a ligação, o melhor é não dizer nada que a pessoa do outro lado não possa ouvir.

Fazer comentários secretos no banheiro
Cuidado na hora de fazer um comentariozinho em off com a colega sobre a vida ou o comportamento de alguém da empresa no banheiro porque a pessoa em questão pode estar na cabine ouvindo tudo. Quer evitar constrangimento? Evite comentários maldosos. Se não conseguir evitar, pelo menos tenha certeza de que mais ninguém esteja ouvindo.

Trocar o nome da empresa do cliente
Sim, isso acontece… E pode ser pior se você errar o nome da empresa dizendo exatamente o nome da concorrente. Saia justa na certa. A melhor forma de evitar? Prestar atenção, claro. Normalmente, no entanto, esse tipo de gafe é uma armadilha que nosso próprio cérebro apronta com a gente. Nem sempre é fácil prevenir.

– Trocar o nome da pessoa… pelo apelido
Se você é do tipo que tem mania de dar apelido para as pessoas – mesmo que mentalmente, sem dividir com ninguém – fique atento. Segundo Renata, essa é outra gafe comum que ocorre nas melhores empresa. De novo, sua cabeça pode preparar uma armadilha bem inconveniente para você. Então, a melhor forma de evitar a saia justa, é justamente evitando apelidos engraçadinhos.

– Exagerar na bebida na festa da empresa
Beber demais naquele happy hour corporativo e, como se não bastasse, ainda achar que todo mundo é seu amigo e merece ouvir algumas confidências. Para ficar longe disso, obviamente, a dica é passar longe das bebidas nessas ocasiões.