Home > Dicas > 6 dicas para melhorar seu currículo em inglês

6 dicas para melhorar seu currículo em inglês

Veja como deixar o seu currículo bem escrito neste idioma

por Lígia Crispino*

Neste outro post, ensinamos a fazer o seu currículo em inglês. Agora, você confere seis dicas valiosas para aprimorar o seu CV neste idioma e deixar o documento sempre atualizado para o caso de alguma empresa chamar você para aquele emprego tão sonhado.

Como melhorar seu currículo em inglês

1. Não use tradutor online ou automático

Não use software de tradução automática, em hipótese alguma, para fazer seu currículo em inglês. Se seu inglês for básico, peça ajuda para algum conhecido que domine o idioma ou, melhor ainda, contrate um tradutor profissional.

Não traduza ao pé da letra. Alguns dos erros mais comuns são: “alta gerência” para top management; “lançamento contábil” para accounting posting e “folha de pagamento” para payroll. Lembre-se que, em inglês, o departamento sempre é seguido pelo cargo e não o contrário.

2. Ordem direta no currículo em inglês

A inversão das palavras em uma frase, comum e até esteticamente melhor em português, é rara no inglês. Prefira a objetividade e a simplicidade na construção das frases no seu currículo em inglês. A recomendação vale para o seu CV e para qualquer comunicação profissional.

3. Ortografia

Não confie cegamente no corretor ortográfico, pois há palavras com grafia parecida em inglês. Um erro de digitação pode demonstrar falta de atenção e desleixo. Se você não tiver 100% de certeza quanto à ortografia de uma palavra, consulte um dos muitos dicionários online. O currículo é a primeira impressão, o seu cartão de visita para o mercado de trabalho.

4. Números

Em inglês, os sinais usados para separar as casas decimais são diferentes do português. Na verdade, é invertido, pois a vírgula em português vira ponto em inglês e o ponto, vírgula.

5. Gramática

A grande atenção ao redigir um currículo em inglês é no uso do Simple Past e do Present Perfect, pois é diferente do português e você terá que descrever o que já realizou e o que ainda faz. Lembre-se de que devemos usar o Simple Past para descrever as atividades concluídas, com a definição de tempo explícita ou implícita. O Simple Past deve ser usado para descrever todos os cursos concluídos e os cargos anteriores. Para descrever seu cargo atual ou, eventualmente, cursos e projetos ainda em andamento, opte pelo Present Perfect.

Escolha verbos de ação que passam a imagem de realização, de que você tem iniciativa, por exemplo: solve, manage, carry out, accomplish, initiate, start, design, structure, decide. Exemplos de verbos passivos são: to be (am, are, was, were) e have.

6. Palavras e expressões comuns

Segue uma lista de palavras e expressões frequentes em currículos em inglês:

  • Aluno de graduação: undergraduate student;
  • Aluno de pós-graduação: graduate student;
  • Cargo: position;
  • Candidato: applicant;
  • Carreira: career;
  • Carta de apresentação: cover letter;
  • Competências: competences;
  • Conhecimento de: knowledge of;
  • Estágio: internship;
  • Habilidades: skills;
  • Pontos fortes: strengths;
  • Ser responsável por: to be responsible for, to be in charge of.

*Sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto, autora do livro de poemas Fora da Linha e coautora do Guia Corporativo: Como Elaborar Política de Idiomas.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.