Home > Dicas > 6 coisas para fazer enquanto procura emprego

6 coisas para fazer enquanto procura emprego

Algumas ações podem reduzir o seu estresse e fazer o tempo passar mais rápido nesse período

*por João Xavier
Para quem procura emprego, o processo de reinserção profissional no mercado de trabalho costuma testar os limites da capacidade humana. A falta de um trabalho pode gerar dúvidas sobre nossas capacidades e competências, que se agravam a medida em que o tempo passa – e em momentos de crise econômica, e a depender do perfil do profissional (nível hierárquico, área de atuação, histórico profissional) esse tempo pode ser maior do que uma volta completa em torno do sol. É muito tempo, não devemos desperdiçá-lo!

Considerando que o tempo é o recurso mais precioso que temos, me preocupei em compartilhar algumas ideias sobre coisas produtivas a se fazer enquanto o emprego não vem.

O que você pode fazer enquanto procura emprego

Procurar emprego

Vamos começar pelo óbvio: a primeira coisa a se fazer é procurar emprego, é claro. Atualize e revise seu currículo, inscreva-se em sites de emprego e comunique sua rede de relacionamentos sobre o seu momento – deixe claro o que você faz e o que procura. Além do mais, como dizia meu pai, Ricardo Xavier: procurar emprego dá trabalho. Sim, procurar emprego exige técnica, método, exige tempo. Não é tarefa simples. Encare essa atividade como um trabalho qualquer.

Procurar trabalho

É importante ampliar a mente: procure também por trabalho! “freelas”, jobs, teletrabalho, vendas, costurar, cozinhar, Uber, aulas particulares, PJ, temporário … além de fornecer algum rendimento financeiro, também coloca você em contato com muitas pessoas, ampliando assim a sua rede, logo, mais oportunidades de se fazer conhecer e/ou encontrar um emprego.

Voluntariado

No momento do desemprego o trabalho voluntário pode oferecer os mesmos benefícios que as formas de trabalhos menos usuais descritas. A desvantagem é que ele não traz rendimento financeiro. Por outro lado, traz a geração de um tipo de receita não mensurável, difícil de se explicar – particular a cada indivíduo, assaz, humana! Melhor mesmo perguntar àqueles que fazem.

Estudar

Na era do conhecimento, difícil separar estudo de trabalho. Muitos já trabalham enquanto estudam ou estudam enquanto trabalham – o trabalho intelectual, por exemplo, é indissociável do estudo. De qualquer forma, ler, estudar, realizar cursos, formações, graduações podem aumentar a sua empregabilidade e sua rede de contatos – os professores, consultores, autores são ótimas fontes de indicação.

Outro fator importante é que o estudo impacta diretamente na autoestima – faz nos sentir útil, produtivo, capazes!

Cuidar da saúde

Claro que cuidar da saúde sem um plano patrocinado pela empresa é mais complicado, mas é necessário, principalmente se você não consumava realizar check-ups, consultas e exames preventivos enquanto dedicava sem tempo a um empregador ou uma organização.

Mas o que quero dizer é para você aproveitar o excedente de tempo para criar rotinas saudáveis, como a prática de exercícios e uma alimentação equilibrada – agora não dá mais para dar a desculpa da correria do dia-dia para comer um X-óleo ou uma coxinha; ou daquele cansaço que impede de fazer uma caminhadinha.

Cuidar da família

Comecei pelo óbvio e deixei o melhor para o final! Família é o que mais importa nessa vida. Ter tempo para família é um tesouro precioso! Claro que é preciso dinheiro para cuidar da família, mas quero apenas lembrar que não é só isso. Uma criança pouco sabe de dinheiro, mas muito sabe de atenção e carinho. Dividir seu tempo com cônjuge, filhos, chefe, cliente e pai idoso, por exemplo, não é nada fácil. Então, aproveite a ausência do chefe e do cliente e intensifique os cuidados com os demais – é isso que proponho!
A vida é feita de ciclos, de fases – talvez agora seja o momento de deixar sua marca naquele que ama. A lembrança mais especial do meu avô, que carrego em meu coração, foi tão somente um dia, um momento apenas. Não foi preciso mais do que isso.

Pode parecer estranho, mas tenho que dizer… aproveite bem essa fase porque ela vai passar!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

*João Xavier é diretor-geral da empresa de recrutamento Ricardo Xavier.