Home > Dicas > 5 sinais de que você está pronto para virar gerente

5 sinais de que você está pronto para virar gerente

Veja como identificar sinais de que você pode assumir um cargo de liderança

Você quer virar gerente na empresa em que trabalha há algum tempo, mas ainda não tem certeza se está pronto para isso. Você alcançou bons resultados no cargo atual e criou laços consistentes com os colegas. Você tem orgulho, mas não tem certeza de que é o suficiente para alcançar uma promoção na organização. Certo?

Se você se reconheceu na situação, pode respirar aliviado. Existem alguns sinais claros de que seu momento chegou. Confira a lista criada pelo The Muse.com.

Como saber se você está pronto para virar gerente

1 – Você fica realmente empolgado para responder perguntas

Um colega aparece na sua mesa para perguntar sobre um relatório de vendas que ela está compilando. Como você reage? Você vê isso como um aborrecimento ou uma oportunidade? Lembre-se de que ser gerente significa ter disponibilidade e vontade de atender as pessoas que inevitavelmente vão fazer perguntas. Muitas perguntas, aliás.

Se essa função parece penosa, é possível que você ainda não esteja preparado para se afastar das suas próprias tarefas para orientar os outros. Por outro lado, se a possibilidade de ajudar outras pessoas a crescer for animadora, um cargo gerencial parece cair bem para você neste momento.

2 – Você fica confortável abrindo mão de algum controle

Você pode estar pensando “Mas ser gerente não significa ter mais controle?”. Sim, significa, mas também quer dizer ter de delegar tarefas confiando que seus subordinados saibam fazer as coisas corretamente. Um gerente nem sempre consegue supervisionar todos os pequenos detalhes.

De forma simplificada, um gerente é responsável por toda a sua área, mas não consegue participar ativamente de todas as entregas. Você vai precisar soltar as rédeas, capacitar a equipe e respeitar o modo de cada um trabalhar, mesmo que seja diferente do seu.

3 – Você está ansioso para ser mais colaborativo

Aquela reunião de equipe é o destaque da sua semana – e não a maldição da sua existência. Você fica realmente animado para entrar em uma sessão de brainstorming, ao invés de olhar para ele como um obstáculo na sua agenda.

Pense que um cargo de gestão vem com muitas e muitas reuniões. Você precisará conversar e acompanhar sua equipe regularmente, tanto em grupo quanto individualmente. Além disso, terá de se reunir com outros supervidores e líderes de departamento.

Na maioria dos casos, você vai passar a maior parte do tempo longe da sua mesa de trabalho. Dificilmente você poderá colocar seus fones de ouvido para se concentrar em seu próprio trabalho durante horas.

Parece terrível? Talvez você se saia melhor como colaborador individual. Possivelmente seja mais feliz assim.

4 – Você é conhecido como alguém que resolve problemas

Se você já é visto na empresa como alguém que ajuda a solucionar problemas – estejam eles diretamente ligados às suas funções ou não – isso indica que você possivelmente esteja pronto para assumir algumas responsabilidades de liderança mais formais com uma promoção de cargo

Todo mundo sabe que pode contar com você para resolver problemas ou desafios? Se for o caso, saiba que você não apenas está pronto para ser gestor, mas para ser um dos bons.

5 – Você está investindo no sucesso de outras pessoas tanto quanto no seu

Se um dos membros da sua equipe falhar, você falhou. Se um dos membros for bem-sucedido, você será bem-sucedido. Os líderes mais eficientes reconhecem essa regra e priorizam o desenvolvimento de seus subordinados.  

Pergunte a si mesmo: como você se sente quando alguém em sua empresa obtém uma grande vitória? Você fica com ciúmes ou lidera a celebração? Entrar nessa segunda categoria é um sinal bastante confiável de que você se encaixa bem em algumas responsabilidades de liderança.

Não é fácil constatar se você está ou não realmente pronto para assumir uma nova função. Ficar atento para esses cinco sinais pode ajudar muito. 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.