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5 formas de você se destacar no trabalho

Não adianta trabalhar feito formiga se ninguém enxerga o que você faz

Você trabalha muito, entrega tudo no prazo, com qualidade, mas nunca é promovido? Vive se perguntando por que não consegue se destacar no trabalho, mas ainda não encontrou a resposta? É bem possível que você passe tanto tempo trabalhando que mal tenha tempo para mostrar o que faz, principalmente para o chefe, que é a figura mais importante nesse caso. “É uma dificuldade muito mais comum do que se imagina”, afirma Alexandre Rangel, sócio da Alliance Coaching. “Não basta botar o ovo”, diz ele. “Tem de cacarejar.”

O coach explica que esse problema ocorre principalmente porque muita gente acha, no fundo, que seu trabalho não é importante e não valoriza o que está fazendo. “As pessoas também têm receio de serem mal interpretadas ao falar de si mesmas e das coisas boas que fazem”, afirma. Quer aprender a fazer seu trabalho aparecer? Siga estes passos.

Como você pode se destacar no trabalho

1. Entenda a importância do que você faz

Compreenda e entenda que seu trabalho é importante para o seu chefe. “Esse é o primeiro ponto”, diz Rangel. “Se não fosse importante, você não teria sido contratado.”

2. Mantenha o chefe atualizado

Mantenha seu chefe bem informado sobre o que você está fazendo. “Todo chefe fica inseguro quando não sabe o que o funcionário está fazendo”, afirma o coach. “Ele vai gostar de ficar sabendo, pode acreditar.”

3. Estabeleça uma comunicação periódica

Estabeleça uma comunicação regular com seu superior. Pelo menos uma vez por mês, por exemplo, sente-se com ele para conversar sobre o trabalho que vem realizando. “Muitas pessoas passam meses sem dialogar com o chefe e vão apenas pegando e entregando as tarefas”, explica.

4. Tenha uma pauta para as conversas

Estruture uma pequena pauta para essas conversas periódicas. Pense nos itens que você quer discutir. “Normalmente, essa conversa pode ser dividida em três pontos”, diz Rangel. O primeiro é o trabalho de rotina. “Peça um feedback sobre ele, veja se está tudo correndo bem e também tranquilize o chefe de que as coisas estão em ordem”, explica.

O segundo ponto é mostrar o que você melhorou de um mês para outro – que processos foram melhorados, que controles você produziu, que relacionamentos com clientes você aprofundou. O terceiro e último ponto é perguntar para o chefe em que pontos você poderia melhorar ainda mais. “Mostre na conversa que você tem visão do todo, que não enxerga apenas o seu departamento, mas que conhece as implicações que o seu trabalho podem causar em outras áreas.”

5. Peça orientações específicas ao chefe

“Quando pensar em executar melhorias, peça a ajuda do seu superior, que possivelmente seja alguém com mais experiência e conhecimento”, sugere Rangel. Isso vai fazer com que o seu trabalho fique mais evidente para ele e também com que a relação de vocês seja mais próxima.

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