Home > Dicas > 5 formas de se tornar indispensável para o chefe

5 formas de se tornar indispensável para o chefe

Veja como criar uma parceria com seu chefe para garantir seu emprego e – quem sabe – até uma promoção

Ser um funcionário indispensável para o chefe pode garantir que você continue empregado e, com sorte, até render uma promoção. Afinal, ele não vai querer abrir mão de alguém que resolve problemas, executa tarefas com afinco e cumpre prazos.

Como se tornar indispensável para o chefe

1. Seja independente

Ninguém tem tempo para explicar tudo o que você precisa fazer. Então, tire suas dúvidas essenciais e busque conhecimento com proatividade. Um bom funcionário cumpre o que deve, mas um ótimo funcionário entrega algo a mais que facilita a vida do chefe.

2. Aceite desafios

Quando o chefe fizer um pedido, você deve ser a pessoa que aceita o desafio e executa a tarefa. Essa postura pode diferenciar você entre todos os colegas. Atenção, no entanto, para conhecer o seu limite e não se perder entre tantos pedidos até perceber que você disse mais “sim” do que deveria. Quando aceitar um desafio, tenha noção de que você deve cumpri-lo. Se a lista de tarefas estiver longa, demonstre comprometimento e, se necessário, apresente um plano alternativo de execução.

3. Seja parceiro do chefe

Você pode se oferecer para executar tarefas que sabe que seu chefe não gosta ou não tem grande habilidade para fazer. Também pode se oferecer para tirar da gaveta algum projeto adiado por falta de tempo. O melhor é tentar participar de projetos que tragam visibilidade e aumentem suas competências.

4. Mantenha o chefe atualizado

Chefes, em geral, não gostam de surpresas. Por isso, é importante garantir que ele esteja atualizado sobre o andamento do seu trabalho. Reuniões rápidas de acompanhamento ou e-mails simples podem ser eficientes nisso. O mais importante é informá-lo rapidamente sempre que houver um problema, se possível já com uma solução em mente. Dessa forma, é possível resolver a questão antes de gerar grandes prejuízos.

5. Cumpra prazos

Seu chefe precisa confiar em você. Portanto, comprometa-se com os prazos de entrega que você tem pela frente. Isso faz parte da construção da sua credibilidade. Novamente, se houver qualquer problema pelo caminho, comunique o mais rápido possível para buscar alternativas.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.