Home > Dicas > 5 passos para fazer seu trabalho aparecer

5 passos para fazer seu trabalho aparecer

Não adianta trabalhar feito formiga se ninguém enxerga o que você faz

Sabe aquele profissional que trabalha muito, entrega tudo no prazo, com qualidade, mas nunca é promovido? É bem possível que ele passe tanto tempo trabalhando que mal tenha tempo para aprender a fazer seu trabalho aparecer – principalmente para o chefe, que é a figura mais importante nesse caso. “É uma dificuldade muito mais comum do que se imagina”, afirma Alexandre Rangel, sócio da Alliance Coaching. “Não basta botar o ovo”, diz ele. “Tem de cacarejar.”

O coach explica que esse problema ocorre principalmente porque muita gente acha, no fundo, que seu trabalho não é importante e não valoriza o que está fazendo. “As pessoas também têm receio de serem mal interpretadas ao falar de si mesmas e das coisas boas que fazem”, afirma. Quer aprender a fazer seu trabalho aparecer em 2015? Siga estes passos.

Aprenda a fazer seu trabalho aparecer

1 – Compreenda e entenda que seu trabalho é importante para o seu chefe. “Esse é o primeiro ponto”, diz Rangel. “Se não fosse importante, você não teria sido contratado.”

2 – Mantenha seu chefe bem informado sobre o que você está fazendo. “Todo chefe fica inseguro quando não sabe o que o funcionário está fazendo”, afirma o coach. “Ele vai gostar de ficar sabendo, pode acreditar.”

3 – Estabeleça uma comunicação regular com seu superior. Pelo menos uma vez por mês, por exemplo, sente-se com ele para conversar sobre o trabalho que vem realizando. “Muitas pessoas passam meses sem dialogar com o chefe e vão apenas pegando e entregando as tarefas”, explica.

4 – Estruture uma pequena pauta para essas conversas periódicas. Pense nos itens que você quer discutir. “Normalmente, essa conversa pode ser dividida em três pontos”, diz Rangel. O primeiro é o trabalho de rotina. “Peça um feedback sobre ele, veja se está tudo correndo bem e também tranquilize o chefe de que as coisas estão em ordem”, explica. O segundo ponto é mostrar o que você melhorou de um mês para outro – que processos foram melhorados, que controles você produziu, que relacionamentos com clientes você aprofundou. O terceiro e último ponto é perguntar para o chefe em que pontos você poderia melhorar ainda mais. “Mostre na conversa que você tem visão do todo, que não enxerga apenas o seu departamento, mas que conhece as implicações que o seu trabalho podem causar em outras áreas.”

5 – Peça orientações específicas ao chefe. “Quando pensar em executar melhorias, peça a ajuda do seu superior, que possivelmente seja alguém com mais experiência e conhecimento”, sugere Rangel. Isso vai fazer com que o seu trabalho fique mais evidente para ele e também com que a relação de vocês seja mais próxima.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.