Home > Dicas > 5 passos para fazer seu primeiro currículo

5 passos para fazer seu primeiro currículo

Veja o que fazer quando você ainda não tem experiência profissional

Fazer o primeiro currículo é indispensável para entrar no mercado de trabalho. Pode até dar um friozinho na barriga, principalmente se você não tiver experiência profissional e achar que não tem nada para escrever. Mas quer saber? Dói menos do que arrancar o primeiro dente de leite. Vamos começar agora?

Como elaborar o primeiro currículo

1. Faça uma autorreflexão

Se eu fosse abrir uma empresa hoje e te convidasse para fazer parte da minha equipe, como você poderia me ajudar? Quais as suas habilidades e o que gosta de fazer?

As respostas dessas perguntas serão fundamentais para a elaboração do seu primeiro currículo e também irão te guiar na busca pelo emprego.

2. Pesquise as oportunidades disponíveis

Dê uma olhada em alguns sites de emprego, como o VAGAS.com.br, e comece pesquisando algumas habilidades que você possui (como por exemplo “conhecimento em informática”). Leia com atenção os anúncios de vagas e verifique se você possui alguns ou todos os requisitos mínimos.

3. Faça seu currículo

O formato seguirá a estrutura básica de um currículo com experiência. A única diferença é que, no seu caso, você terá que dar mais destaque em suas habilidades, conhecimentos acadêmicos e perfil pessoal.

Dica: explore experiências como: empresa júnior, trabalho voluntário, representante de sala ou até mesmo aquela ajuda na loja de doces do seu tio que você deu nas férias.

4. Não “encha linguiça”

Se está faltando conteúdo para o seu primeiro currículo, é sinal que você não fez a sua parte. Feche as mídias sociais por algumas horas e invista tempo participando de palestras e cursos relacionados à área que você almeja trabalhar. Afinal, a internet está aí para todos e a desculpa da “falta de grana” não é mais aceita pelos recrutadores.

Dica: pesquise por “cursos profissionalizantes gratuitos” e se surpreenda com o resultado.

5. Tente, tente e tente mais uma vez

Quanto menor o número de requisitos para a posição, maior a quantidade de ofertas de vagas abertas e, consequentemente, maior a quantidade de candidatos concorrendo com você. Por isso, não se abale se você enviar algum currículo e não for chamado. Oportunidades não faltam, basta pesquisar e tentar.

Agora meu emprego está garantido?

Mas Thay, se eu seguir todos os passos que você listou, eu vou conseguir meu tão sonhado emprego?

A resposta é: calma! Se você seguir todos os passos há grandes chances de ser chamado para várias entrevistas de emprego. 🙂

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

Thayane Fernandes, autora do post, começou sua carreira como recrutadora e se especializou em Marketing e Mídias Digitais. Ela trabalha na VAGAS.com desde 2013 e escreve artigos sobre currículo e carreira.