Home > Dicas > 5 formas de fazer seu currículo chegar ao recrutador

5 formas de fazer seu currículo chegar ao recrutador

Veja qual a melhor forma de enviar seu cv para aumentar as chances de conseguir um emprego

Existem muitas formas de enviar currículo à empresa em que você tanto quer trabalhar, desde o “fale conosco” do site corporativo até os sites de recrutamento, como o VAGAS.com.br.

Segundo Leonardo Berto, gerente de negócios da Robert Half, todas essas maneiras podem ser muito efetivas se executadas corretamente.  Confira a suas dicas para enviar seu currículo da melhor forma e boa sorte!

Qual a melhor forma de enviar currículo 

1 – Site da empresa (trabalhe conosco/ envie seu currículo)

O site da empresa em que você quer trabalhar é uma boa de captação de candidatos, principalmente quando a empresa tem uma estrutura de recrutamento própria. Portanto, se houver um espaço do tipo “trabalhe conosco” ou “envie seu currículo”, aproveite para enviar mandar seu documento atualizado.

2 – Site de consultorias de recrutamento

De acordo com Berto, as consultorias de recrutamento e seleção atuam com um número grande de empresas de diversos segmentos. “Uma vez registrado, seu perfil passa a fazer parte de um banco de talentos para inúmeras oportunidades em diferentes setores e áreas de atuação”, diz ele. Sem contar que as consultorias de recrutamento, em muitos casos, são a principal fonte de captação para posições estratégicas (Alta gestão, Diretoria ou Conselho) ou tecnicamente muito especificas (Ex: Engenheiro de Aplicação para bombas de Petróleo). Portanto, se você tiver esse perfil, invista na pesquisa pelas consultorias que mais estão alinhadas aos seus objetivos e deixe que elas conheçam seu currículo.

3 – Por indicação de alguém

Indicações para vagas são sempre bem-vindas porque podem servir como uma referência profissional. Não é à toa que muitas empresas possuem programas de incentivo a indicações internas. Normalmente, o funcionário que indica um colega já entende que ele pode se adaptar à cultura da empresa e preenche os requisitos necessários para a vaga.  

4 – Redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais também são um dos canais mais comuns para captação de candidatos. “Muitas empresas investem em plataformas e páginas nas redes sociais como estratégia de marketing e avançam para estratégias de atração de pessoas fazendo com que os recrutadores estejam sempre alertas os perfis dos seguidores”, afirma. Portanto, se houver ali um espaço para envio de currículo, não há por que não aproveitar.

5 – Sites de recrutamento como VAGAS.com.br

Sites de recrutamento como o VAGAS.com.br estão entre as principais fontes de captação para empresas e consultorias, além de fazerem a gestão de portfólio de vagas de muitas empresas e em diferentes setores.

Isso porque, segundo o especialista, embora muitas empresas abram espaço em seus sites e páginas nas redes sociais para envio de currículo, grande parte delas não têm tecnologia suficiente para gerenciar os perfis cadastrados, o que torna lento e manual o processo de “garimpagem” de potenciais empregados.

“Sem contar que existem muitas empresas desconhecidas do grande público que podem ser interessantes para muitos candidatos”, diz ele. “Os sites de recrutamento ajudam a divulgação as demandas de contratação de muitas empresas desse tipo.”

Entregar pessoalmente

Entregar o currículo em mãos já foi uma prática comum, mas hoje está ultrapassada. A dica é aproveitar a tecnologia e os meios de comunicação para fazer o primeiro contato com as empresas, via site ou e-mail. “O contato pessoal é fundamental, mas ocorrerá durante o processo de entrevistas com os candidatos já selecionados na triagem de currículos”, afirma o especialista.

Principais cuidados que você deve ter com seu currículo

Independente do canal que você vai escolher para enviar seu currículo, ele tem mais chances de chegar às mãos do recrutador se estiver bem escrito e estruturado. Quando você estiver se candidatando a uma vaga específica, é importante também que o currículo preencha os requisitos propostos pelo contratante, como idiomas, formação e experiência prévia na função.

Outra dica é customizar o currículo para cada vaga a que você vai se candidatar, priorizando tópicos, informações e palavras-chave. “Enfatize as habilidades que você tem e foram descritas como relevantes para o cargo”, alerta o especialista.

“Um recrutador usa em média 7 segundos para avaliar um currículo, por isso o documento precisa ser claro, ir direto ao ponto, destacar suas principais habilidades e responsabilidades e preencher os pré-requisitos solicitados”, finaliza.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.