Home > Dicas > 5 dicas para seu currículo aparecer nas buscas

5 dicas para seu currículo aparecer nas buscas

Aprenda a usar as palavras certas para o recrutador encontrar o seu CV

Quando você preenche o currículo em sites como o VAGAS.com.br muitas vezes não leva em consideração que ele vai passar por diversos filtros de busca até chegar às mãos – ou aos olhos, mais literalmente – dos recrutadores.

É por isso que, por melhor que sejam seu histórico e sua formação, se você não tomar alguns cuidados na hora de preencher as informações, seu perfil pode nunca ser encontrado pelo mecanismo de busca, mesmo que uma empresa esteja procurando alguém exatamente como você.

Quer saber o que fazer? Confira as dicas de Paula Nakayama, analista de SEO (Search Engine Optimization) da VAGAS.com. O SEO é o conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site.

5 dicas para fazer seu currículo aparecer

1. Defina o título do cargo

O mais importante, na hora de preencher seu currículo num site de recrutamento, é definir o título do cargo que você quer ocupar, exatamente com as palavras e termos mais buscados pelo mercado.

Se o cargo for “Recepcionista” use exatamente essa palavra porque é dessa forma que o recrutador provavelmente vai fazer a busca. “Se você colocar ‘recepção’ pode acabar ficando de fora dos resultados obtidos”, explica ela.

2. Coloque as palavras nos campos adequados

O segundo passo é garantir que as palavras-chave mais importantes para a sua função estejam escritas nos campos adequados. “É importante que você descreva bem as atividades realizadas no dia a dia”, diz Paula. “Faça um resumo delas para dar uma visão geral e, depois, detalhe cada uma para que a ferramenta de busca possa identificar o seu perfil”, explica.

3. Especifique seus conhecimentos

Imagine que a busca de currículos é feita por robôs que não sabem interpretar ou deduzir certas coisas. Por exemplo, se um engenheiro muito bom em Javascript preencher o currículo apenas com “conhecimento em várias linguagens”, ele não vai aparecer na busca quando o recrutador procurar por “javascript“. Se você quer trabalhar com contabilidade e contas a pagar e receber, isso precisa estar escrito com todas as letras para garantir que o filtro encontre a informação.

4. Forneça detalhes de cursos e aprendizados

Da mesma forma que é importante incluir as atividades, é essencial também detalhar os cursos realizados – palavra por palavra. “Não coloque apenas que você fez um curso de Google Adwords, por exemplo”, diz Paula. “Escreva também que você apendeu a criar campanhas, elaborar relatórios, fazer pesquisa de palavras etc”, recomenda. A dica vale ainda mais para quem fez um curso novo e ainda não conseguiu atuar na área. “Dessa forma, você tem mais chances de aparecer na busca e começar a fazer o que quer”, diz ela.

5. Mantenha o currículo atualizado

Por fim, Paula lembra que é importante manter o currículo sempre atualizado. “Pensando em estratégias de otimização de busca, essa atualização constante é necessária para aumentar as possibilidades de o recrutador achar o seu currículo.”

Para saber se o seu currículo foi lido em alguma candidatura no no VAGAS.com.br você pode checar o status de visualização no seu histórico, como indica a imagem abaixo. Currículos lidos são sinalizados com o ícone verde “currículo visualizado”. Siga as recomendações de SEO e boa sorte!

VAGAS.COM - Currículos lidos

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.