Home > Dicas > 5 atitudes para crescer profissionalmente em 2018

5 atitudes para crescer profissionalmente em 2018

Você ainda pode aproveitar dezembro para atualizar currículo e contatos

por Ana Lisboa*

Quem gosta de Natal, ocupa dezembro preparando a casa, os comes e bebes, as lembrancinhas e o sorteio do amigo secreto. Quem não curte a data, passa os dias com aquele mau humor disfarçado de impaciência. Já quem está procurando uma recolocação profissional, seja qual for sua afinidade com o último mês do ano, vai ficando cada dia mais aflito com a ausência de resposta por uma nova colocação e a incerteza de crescer profissionalmente. Certo?

De fato, as empresas que não têm seus ramos de atividade ligados ao comércio já estão trabalhando em ritmo desacelerado e as chances de novas movimentações de mercado nesse período se reduzem sensivelmente. No entanto, muitas ações internas podem ajudar a começar 2018 com mais resultados positivos. Pensando nisso, relaciono a seguir algumas possibilidades para que você possa aproveitar os dias com algumas providencias úteis para crescer profissionalmente na sua carreira.

Como se preparar para crescer profissionalmente

1. Estude um assunto de seu interesse

Mesmo que não seja um assunto diretamente ligado ao seu dia a dia profissional, vai fazer bem para a mente estudar assuntos de seu interesse, além de ser uma excelente e útil maneira de passar o tempo.

2. Atualize sua rede de contatos

Reveja todos os cartões de visita recebidos e faça uma lista das pessoas que você pode contatar nas primeiras semanas de janeiro, para que você possa se informar sobre possíveis contratações.

3. Reveja seu currículo na VAGAS.com

Será muito provável que melhorias possam ocorrer no seu cadastro. Reveja o conteúdo com carinho e utilize no currículo as mesmas palavras que você encontra nas vagas que são do seu interesse. Isso aumenta as chances de ele ser encontrado pelas ferramentas de busca.

4. Encontre novas empresas perto de sua casa

Conversando com pessoas, em sites de busca, associações, sindicatos, é possível informar-se sobre as empresas estabelecidas perto da sua residência. Veja quais são de seu interesse.

5. Faça um plano de ação para janeiro

Relacione todas as empresas de seu interesse para entrar em contato, com data e hora para que isso aconteça de fato.

Resumindo

O importante é entender que, se é impossível mudar algo externamente em busca de uma nova oportunidade, por outro lado, internamente, tudo que você puder fazer para concretizar um novo cenário em janeiro pode mudar seu estado emocional diante dessa época tão difícil.

E para terminar, mas não menos importante, cuidado com o crediário e os gastos extras, tão convidativos nessa época do ano, mas que podem se revelar em muitas dores de cabeça ao longo do novo ano. Desejo a você muita paz neste ano novo e que possamos “conversar” bastante em 2018.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

*Ana Lisboa é coach de Vida e Carreira.