Home > Dicas > 4 passos para responder perguntas inesperadas da entrevista

4 passos para responder perguntas inesperadas da entrevista

Veja como você pode organizar suas respostas para as mais variadas e improváveis questões do entrevistador

Algumas perguntas inesperadas sempre podem surgir durante uma entrevista de emprego. E aí, por mais que você tenha muitas respostas na ponta da língua, você pode ser pego de surpresa e desperdiçar a chance de conquistar a tão sonhada vaga.

Para lidar com essa surpresa da melhor forma, a candense Judith Humphrey, especialista em treinar profissionais para se comunicar como líderes confiantes e convincentes, sugere que você se prepare seguindo estes quatro passos. Confira.

Como se preparar para perguntas inesperadas da entrevista

#1 – Ouça a pergunta inteira

Não interrompa o entrevistador. Isso pode parecer rude e – o que é pior – fazer com que você não entenda bem o que ele está perguntando. Ouça até o fim, por mais ansioso que esteja para começar a responder.

#2 – Pare para pensar

Você pode, sim, fazer uma pausa para pensar no que vai dizer e demonstrar que está levando a conversa a sério. Apenas evite preencher o silêncio com frases do tipo “Essa é uma boa pergunta”. Como diz Judith, você não está lá para avaliar as perguntas, mas para respondê-las.

#3 – Formule sua resposta

O terceiro passo é estruturar cuidadosamente sua resposta. A dica da especialista é incluir estes componentes:

  • Comece com algo como “Eu penso muito nisso” ou “Posso falar sobre minhas qualificações para o cargo com prazer”;
  • Demonstre com convicção que você tem as credenciais para a vaga;
  • Apresente evidências das suas credenciais. A sugestões é citar de duas a quatro provas.
  • Termine com um call to action. Diga que está animado com a oportunidade, pergunte quais são os próximos passos.

#4 – Faça perguntas

Por fim, adote uma abordagem proativa e faça perguntas. Por exemplo, em uma entrevista de emprego, pergunte ao seu futuro empregador sobre a posição ou a cultura da empresa. Essas perguntas mostram que você está envolvido e que tem sido um ouvinte ativo. Fazer perguntas mostra que você se sente confiante diante de pessoas mais experientes e sugere sugere que você esteja querendo se certificar de que esse é o trabalho ideal para você.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.