Home > Dicas > 4 passos para fazer um currículo para 2018

4 passos para fazer um currículo para 2018

Confira algumas dicas para deixar seu cv mais moderno e eficiente

Se você quer conquistar um emprego novo este ano, esta é a hora de atualizar seu currículo para 2018. Afinal, entra ano e sai ano, e ele continua no topo da lista de ferramentas para conseguir uma vaga.

É por isso que você precisa que ele atenda às novas necessidades que continuamente vão surgindo no mercado de trabalho.

Para saber como atualizar seu currículo da melhor forma, confira algumas dicas publicadas em artigo de Adrienne Tom, presidente e chefe executiva de estratégia de currículo da Career Impressions, publicado na Forbes.

Como criar um currículo para 2018

1. Personalize o conteúdo

Adapte o conteúdo do seu currículo para 2018 de acordo com os requisitos da vaga que você quer conquistar. Recrutadores não têm tempo a perder para ler frases que não interessam para eles naquele momento.

Essa personalização inclui desde as palavras-chave essenciais para que ele seja encontrado pelas ferramentas de busca até detalhes relacionados a resultados obtidos, habilidades e competências.

Exclua tudo o que não vier ao caso.

2. Comprove suas competências

Um bom currículo não deve apenas anunciar que você tem capacidade de liderança e sabe trabalhar sob pressão. É preciso trazer evidências, descrever resultados, apresentar impactos mensuráveis e métricas.

Se você aumentou a receita da empresa, por exemplo, deve citar números (desde que não sejam confidenciais, é claro) e dar exemplos práticos. A ideia é exemplificar os tópicos de habilidades com realizações concretas. Quantifique os fatos respondendo “quantos”, “quanto” e “com que frequência”.

Confira a diferença entre um texto fraco e um texto forte.

Mau exemplo

“Empreguei excelentes habilidades de comunicação para liderar com sucesso uma equipe por meio da criação e entrega de uma nova estratégia de marketing que produziu receitas significativas.”

Bom exemplo
“Gerei 6 milhões em receitas em apenas 18 meses, dirigindo uma equipe de 20 pessoas para criar e executar uma nova estratégia de marketing.”

Entende a diferença? 😉

3. Recheie o cv com resultados

Agora que você entendeu a diferença que alguns números podem fazer no conteúdo do seu currículo, vale a pena revisar todos os itens para incluir resultados concretos sempre que possível.

É como se você estivesse respondendo algumas perguntas que o recrutador certamente faria em uma entrevista individual.

Essa objetividade, segundo a especialista, é o que cria conexão imediata e maior impacto sobre o recrutador.

Quer exemplos? Vamos lá!

Mau exemplo
“Empreguei um ciclo de vendas mais longo para fechar contas em um território europeu historicamente desafiador para aumentar 156% a receita de novos negócios em dois anos.”

Bom exemplo
“Aumentei a receita de novos negócios em 156% ao longo de dois anos no mercado europeu, empregando um ciclo de vendas mais longo para fechar contas em território historicamente desafiador.”

4.Considere o trabalho dos robôs

Na etapa de triagem de currículos, a maioria das empresas utiliza sistemas para garimpar apenas aqueles que de fato têm a ver com a vaga que deve ser preenchida. Para ser selecionado, um currículo para 2018 tem de dar “match” com a vaga.

Por isso, na hora de se candidatar a uma oportunidade online, tome o cuidado de utilizar as palavras-chave corretas para que seu currículo seja encontrado pelo robô leitor.

Uma dica simples é considerar quais as principais palavras que o recrutador colocaria no Google se estivesse procurando alguém com as suas características para ocupar determinada vaga em uma empresa.
Certifique-se de que essas palavras aparecem literalmente no seu currículo. Além disso, vale evitar o uso de tabelas e gráficos que podem não ser lidos pelos robôs.

Você sabia que é possível fazer o download de uma versão em PDF do seu currículo cadastrado no VAGAS.com.br? Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.