Home > Dicas > Você pode conseguir o emprego dos sonhos. Quer ver como?

Você pode conseguir o emprego dos sonhos. Quer ver como?

Ter aquele emprego superbacana é possível. Saiba como agilizar a procurar por ele.

Procurar o emprego dos sonhos pode ser um pesadelo. Afinal, a procura pode durar meses, anos até. Algumas atitudes simples podem reduzir essa angústia e tornar a procura mais assertiva para quem não está disposto a sofrer tanto por tanto tempo.

Quer conhecer algumas delas? Selecionamos as seis atitudes mais importantes que você deve tomar para procurar o melhor emprego para você sem se desgastar mais do que o inevitável. Confira!

6 passos para conseguir o emprego dos sonhos

Encare a busca por emprego como um emprego

Quem está desempregado não precisa — e não deve — necessariamente ficar ocioso, de pernas para o ar. Pelo contrário: é muito mais produtivo encarar a busca por uma oportunidade como um trabalho propriamente dito, com expediente, compromissos e reuniões. Por “expediente”, me refiro ao tempo dedicado a procurar e selecionar vagas; “compromissos” são todos os afazeres que envolvem a candidatura, como preparar currículo e carta de apresentação; “reuniões” são os contatos com colegas — o seu network — para saber como está o mercado. Separe umas horas do dia para fazer pesquisas de vagas, aprontar documentos e falar com pessoas.

Não desconsidere o trabalho temporário ou de freelancer

Quando se procura emprego, bate o desespero — totalmente justificável — de ficar sem grana. É nessa hora que um trabalho temporário ou de freelancer vem a calhar. Para se manter financeiramente enquanto está em busca da vaga dos sonhos, vale a pena encarar o trabalho em uma loja no mês que antecede o período do Natal, por exemplo. Ou então lançar mão de suas habilidades para fazer um trabalho aqui e outro ali. Isso trará, além de um certo dinheiro, tranquilidade para se procurar por uma oportunidade de trabalho.

Otimize o conteúdo do seu currículo

Muitas empresas utilizam softwares para agilizar o processo de seleção, por isso é importante que as descrições de conhecimento e experiência apresentem de forma direta as habilidades que o destacam em seu cargo, para que possam ser facilmente encontradas pelos recrutadores. O uso destas “palavras-chave” é importante para destacar seu currículo meio de tantos outros. Nenhum recrutador terá o tempo de ler centenas de páginas. Lembre-se disso. 

Ensaie a entrevista de emprego

Algumas perguntas são bastante comuns em entrevistas de emprego. Por exemplo:

  • “Fale um pouco de suas experiências anteriores.”
  • “Quais foram os maiores desafios que você enfrentou na empresa anterior?”
  • “Por que você deseja trabalhar nesta empresa?”
  • “Como você se vê profissionalmente daqui cinco anos?”
  • “Qual foi o motivo do desligamento da empresa anterior?”

Se são questões tão comuns, não há motivo para você não ter as respostas na ponta da língua, certo? Então vale a pena se debruçar sobre elas e já pensar nas respostas.

Praticar as perguntas que podem surgir na entrevista de emprego aumenta sua confiança e diminui seu nervosismo. Se possível, convide um amigo para ensaiar suas respostas. Responda como se ele fosse o seu recrutador. O resultado pode ser surpreendente. Só não vale mentir!

Estude sobre você

Este pode ser o ponto mais importante do processo de seleção de emprego porque, ao demonstrar ao recrutador ou gestor que você reconhece seu potencial e está disposto a ajudar na resolução de problemas da empresa, com certeza passará confiança e despertará a atenção dele.

Estude tudo sobre a empresa

Leia sobre a empresa e o setor de atuação para entender melhor sua cultura e como o negócio funciona. Saber onde está pisando é a melhor forma de elaborar estratégias mais assertivas e obter sucesso dentro de uma organização.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.