Home > Dicas > 4 livros que todo profissional deveria ler

4 livros que todo profissional deveria ler

Uma lista de livros para pensar sobre a carreira e por a vida profissional nos eixos

por Fernanda Bottoni

O que você acha de colocar a leitura em dia e, ao mesmo tempo, pensar sobre a sua carreira para por sua vida profissional nos eixos? Se ficou interessado, confira a lista que o coach Silvio Celestino, sócio da Alliance Coaching, preparou dos livros que todo profissional deveria ler.

1. Foco, Daniel Goleman, Editora Objetiva
“A capacidade de manter o foco é uma competência fundamental para o sucesso na carreira”, diz Celestino. Ele lembra, no entanto, que somos bombardeados por uma quantidade gigantesca de informação e solicitações que chegam por todas as formas de comunicação. Elas vêm por e-mail, pipocam no whatsapp etc. “Isso causa inúmeras interrupções e uma grande dificuldade de concentração em tarefas cruciais para o sucesso na carreira”, explica. A solução, então, é se tornar capaz de manter o foco de maneira constante e consistente. Claro que não é fácil, mas, segundo o coach, este livro é um recurso para desenvolver essa capacidade.

2. Pense como um Freak, Stephen Dubner e Steven Levitt, Editora Record
“As três palavras menos usadas pelos profissionais em suas decisões de carreira e dentro da empresa são: eu não sei”, diz Celestino. E sabe o que mais? “É uma pena, porque muitos problemas seriam evitados se as pessoas fizessem as perguntas apropriadas para descobrir e diferenciar fatos de opiniões e crenças”, afirma. Segundo o coach, este livro provoca o leitor a buscar a verdade por meio de perguntas objetivas, dados e números que ajudam a ver os fatos e tomar decisões mais seguras. “Principalmente quando pensamos em definições para a carreira que nos afetam no longo prazo, pensar de forma profunda e com base faz toda a diferença”.

3. Davi e Golias – A Arte de Enfrentar Gigantes, Malcolm Gladwell, Editora Sextante
Celestino lembra que muitas pessoas limitam suas carreiras por conta dos obstáculos e adversidades que encontram pelo caminho. “Isso provoca muita frustração, desilusão e uma sensação de incapacidade de ir além dos limites que a realidade impõe”. A causa disso estaria em um olhar fixo para as adversidades e para o negativo em uma determinada situação que não pode ser mudada. Este livro, segundo o coach, mostra que a realidade pode ser vista de forma diferente e mais profunda, indicando caminhos que são improváveis mas, ao mesmo tempo, importantes de serem trilhados. “É uma reflexão relevante principalmente para aqueles que sentem que estão em uma situação desfavorável para atingir o sucesso em suas carreiras”.

4. Beating the Impostor Syndrome (ainda sem tradução para o português), Portia Mount e Susan Tardanico, Editora Center for Creative
Alguns profissionais bem-sucedidos se consideram impostores e tendem a achar que algum dia alguém descobrirá a verdade a seu respeito e saberá que eles são uma farsa. “O indivíduo começa a pensar que não merece o sucesso que conquistou e essa sensação de estar enganando as pessoas gera muito estresse, ansiedade e angústias para o profissional”, explica o coach. Este livro fala sobre essa síndrome e mostra como lidar com ela para não prejudicar o sucesso na carreira e a qualidade de vida.