Home > Dicas > 4 estratégias simples para ter mais autoconfiança na entrevista

4 estratégias simples para ter mais autoconfiança na entrevista

Veja como se preparar para demonstrar o quanto você é perfeito para uma vaga

Demonstrar autoconfiança na entrevista de emprego é um dos maiores desafios de quem está em busca de recolocação. Afinal, todos temos nossas inseguranças e é natural que elas tomem proporções ainda maiores quando estamos cara a cara com o entrevistador.

No entanto, como afirma Jack Kelly, norte-americano especializado em recrutamento de executivos, é exatamente nesse momento que a autoconfiança se torna indispensável.

“O entrevistador e os potenciais colegas de trabalho procuram um profissional capaz de executar bem o trabalho em questão”, diz ele, em sua coluna na Forbes. Ou seja, eles precisam acreditar que você é essa pessoa. E, se a insegurança atrapalhar, você pode parecer indeciso, assustado ou wishy-washy, termo sofisticado da área de recrutamento nos Estados Unidos que pode ser traduzido como “insosso”, em português. Resultado? Vai parecer que você não é suficientemente qualificado para a vaga – ainda que você tenha todas as habilidade e competências exigidas.

Sem contar, como destaca Jack, aquela ideia estranha, comum especialmente em setores como bancos e finanças, que os recrutadores precisam sentir que o candidato é forte, agressivo, extrovertido e ousado.

Para quem precisa construir sua autoconfiança, Jack recomenda 4 passos.

Como ter mais autoconfiança na entrevista de emprego

1. Relembre sua trajetória

Antes de ir para a entrevista, repense todas as competências, experiências e formação que você tem e são relevantes para o cargo. Você pode se surpreender ao perceber que é mais qualificado do que imaginava.

2. Pesquisa a empresa

Pesquisa com profundidade a empresa em que quer trabalhar e também as pessoas com quem vai se reunir, se você tiver o nome delas. Saiba quais são os produtos e serviços oferecidos pela empresa, qual sua reputação no segmento e acompanhe as últimas notícias sobre ela.

3. Ensaie a conversa

Pratique o que vai dizer na entrevista em voz alta. Imagine todas as possíveis perguntas que podem ser feitas, prepare e aperfeiçoe suas respostas. O medo e a insegurança diminuem conforme você vai percebendo que é capaz de lidar com quase tudo o que possa ser perguntado. Sem perceber, você vai ficando cada vez mais confiante.

4. Evite pensar no que deu errado

Todos temos alguns feedbacks negativos que ficam rondando a nossa mente nas horas mais inapropriadas. Controle seus pensamentos. Quando estiver se preparando para uma entrevista de emprego, concentre-se no que deu certo, nas coisas positivas que você realizou. Em vez se pensar que deve haver candidatos melhores para a vaga, voltem ao passo 1 e relembre todas as suas competências, sua trajetória profissional, sua formação. Faça isso até entender o quanto você é incrivelmente perfeito para o trabalho. É a dica do especialista. 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.