Home > Dicas > 4 estratégias para amenizar a pressão da carreira de TI

4 estratégias para amenizar a pressão da carreira de TI

Veja como é possível definir alguns limites e continuar crescendo nessa área

por Eric Fer*

Quem segue carreira de TI sabe bem como é a rotina na maior parte das empresas: projetos com prazo muito apertados (ou já estourados), mudança constante de prioridades, exigência por fazer mais em menos tempo, frequentemente ficar até mais tarde trabalhando, passar a madrugada fazendo o release de uma nova versão de sistema, ou até trabalhar finais de semana inteiros.

Para algumas pessoas, esta rotina faz sentido devido ao momento da carreira.

Agora, se já sabe que não é esse ritmo de trabalho que quer para você, mas quer continuar em TI, eu tenho algumas dicas que vão ajudar.

Como aliviar a pressão da carreira de TI

1) Combinando o jogo

Seja começando em uma nova oportunidade, seja já bem integrado na equipe, o primeiro passo é procurar seu gestor e combinar suas expectativas: em quais os horários vai estar disponível para atender telefone ou responder mensagens no grupo do Whatsapp da equipe; quais os dias e horários que poderia ficar até mais tarde se fosse preciso. Você está disposto a abrir mão de algum fim de semana?

Verifique com os colegas qual tem sido o histórico dessas ocorrências, avalie o que é aceitável para você e leve para uma discussão com seu gestor.

Se a conversa não surtir efeito, ou se nem quiser correr o risco de tentar a conversa, ainda restam algumas opções na manga.

2) Defina novos limites para si

Você tem no trabalho aquilo que tolera.

Se pedem para que você fique até mais tarde, ou mesmo ‘sente a pressão’ para ficar, até que horas seria o seu limite atual e por que?

E se simplesmente você diminuísse essa tolerância para você mesmo? Digamos que você aceite ficar até às 22h normalmente. E se você decidisse que agora fica no máximo até às 20h?

Você pode me perguntar “Com qual justificativa?” Eu digo: “a mesma que fazia com que você ficasse no máximo até às 22h”!

Veja, cada um tem um limite para si. Uns tem limites maiores, outros menores. Por mais que estejam num trabalho em equipe, numa rotina frequente de sair mais tarde, as necessidades de cada um são diferentes. Estabeleça quais são suas necessidades e defina um novo limite para você.

E se esse passo não é suficiente para você, vamos ao próximo!

3) Assuma novos compromissos

Se você não conseguiu estabelecer um novo limite ‘virtual’ para sair do trabalho, outra forma é definir um limite real.

A ideia é você assumir compromissos no horário de saída do trabalho. Seu horário ‘oficial’ de saída é às 18:00? Então às 19:00 você pode marcar atividades nas quais tem que desembolsar algum valor financeiro: academia, aula de idiomas, aula de esporte em geral, curso de especialização etc. Alguma coisa que te force a ter que sair no horário, de outra forma você perderia dinheiro.

4) Use a saída de emergência

Se nada disso der certo, e ainda você se sente insatisfeito com o nível de exigência, cobrança e horas a mais, talvez seja a hora mudar de equipe, de setor dentro de TI, ou até mesmo começar a procurar uma oportunidade melhor.

Cada um está num momento diferente da carreira. Se o seu momento é de buscar equilíbrio entre o tempo que você se dedica ao trabalho e as outras áreas da vida, comece a agir hoje!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

Eric Fer é Coach de Carreira para Profissionais de T.I., e ajuda esses profissionais a ter mais direcionamento na carreira e saber como alcançar o próximo nível.