Home > Dicas > 4 dicas para não queimar seu filme vendo a Copa

4 dicas para não queimar seu filme vendo a Copa

Assistir aos jogos com os colegas de trabalho exige jogo de cintura

por Fernanda Bottoni

A Copa chegou, enfim, e os jogos vão começar. Com isso, talvez você passe algumas horas fazendo um happy hour para assistir às partidas com o pessoal do escritório ou até participe de alguma festinha na própria empresa. Esses eventos costumam juntar Deus e todo mundo – seu chefe, o chefe dele, seus colegas e até sua equipe, se você tiver uma – em um clima ‘pra frente, Brasil, salve a seleção’.

Aparentemente, claro, é um momento para relaxar, descontrair e torcer. Tudo bem até aí, desde que você não se sinta tão em casa para colocar a sua imagem profissional em perigo. Não tinha pensado nisso? Então dê uma olhada nessas dicas bem simples da consultora de imagem Renata Mello para não queimar o filme por uma bobagem qualquer.

1 – Olha a boca! Sim, sim, sim, às vezes e incontrolável soltar um palavrãozinho quando um lance absurdo faz seu time do coração tomar um gol… É compreensível. Mas, se puder evitar, vai ser melhor. Afinal, demonstrar que você perde o controle por tão pouco pode não pegar muito bem na empresa. A dica de Renata é clara: “Se você realmente se descontrola muito para assistir aos jogos e já sabe disso, o melhor que faz é assistir apenas com quem você já tem intimidade”.

2 – Vai uma cervejinha aí? Beber não é proibido nessas horas, principalmente se vocês forem para um bar e, naturalmente, todo mundo vá pedir um chope para acompanhar o jogo. “O que não pode é beber demais, emendar um chope no outro, e sair de lá falando mole”, diz Renata. As pessoas podem até achar engraçadinho na hora, mas isso também demonstra uma enorme falta de autocontrole. Pega mal.

3 – Sem ofensas. É Copa e a grande maioria das pessoas está torcendo para a seleção, acima de qualquer rivalidade entre times brasileiros. No entanto, é sempre bom tomar cuidado para não ofender os adversários. “Evite xingar o time alheio porque sempre pode ter um estrangeiro perto de você que vai se ofender e, se a ofensa for muito grande, você pode até arrumar uma briga”, diz ela. Você se lembra daquele diretor argentino ou do CFO alemão? Pois é… Talvez eles se juntem a vocês nessas ocasiões e aí o melhor é manter a amizade, não?

4 – Sem histeria, por favor. Torcer, se empolgar, gritar um pouco, tudo bem, mas tem gente que realmente perde o controle na hora de assistir a uma partida e futebol e dá aquele show de horrores… Se for o seu caso e se for inevitável, a dica da consultora de imagem é que você evite assistir às partidas com o pessoal do escritório. Isso mesmo: contenha-se ou retire-se. “Por mais que pareça um evento informal, quando estamos com as pessoas do trabalho, a informalidade nunca deve ser exagerada”, diz Renata. Ou seja, não é porque seus colegas e sua família já se acostumaram com o seu jeito e nem se importam com o seu escândalo que seus colegas de firma vão levar tudo isso com a mesma naturalidade.