Home > Dicas > 4 dicas para aumentar sua motivação no trabalho

4 dicas para aumentar sua motivação no trabalho

Criar suas próprias metas e mecanismos de compensação são boas estratégias  

Os profissionais de maior performance são normalmente aqueles que encontram, sozinhos, uma motivação no trabalho. Quem afirma é a coach corporativa Caroline Calaça, diretora da Development. “Essas pessoas conseguem criar seus próprios desafios e não dependem do ambiente externo para se sentirem reconhecidas ou recompensadas”, explica.

Ao contrário da maioria, esses profissionais “automotivados” não pautam sua atuação nos feedbacks que recebem e nem na percepção dos outros. “Eles aprendem a reconhecer seus próprios feitos e criam seus mecanismos de recompensa”, diz ela. E quer mais? Segundo a coach, todo mundo pode aprender a fazer isso. “É uma maneira de treinar o cérebro”, diz ela. Duvida?

Quatro passos para aumentar a motivação no trabalho

1 – Crie metas formais e indicadores de resultado para o seu trabalho. Por exemplo, se cumprir prazos é um transtorno para você, estipule a meta de entregar tudo sem atrasos por uma semana. “Cada profissional deve definir o tamanho dos seus desafios”, diz Caroline. Apenas tome cuidado em estipular metas desafiadoras que sejam possíveis de alcançar. “Você pode, sim, começar pelas mais simples porque é uma forma de aprender a se monitorar e se educar.”

2 – Acompanhe sua performance para saber exatamente quando o alvo foi alcançado. “Quem está em busca de automotivação sabe quando atingiu a meta e não precisa esperar um elogio”, diz a coach. “Quem pauta seu reconhecimento em indicadores externos pode ficar muito frustrado porque às vezes eles são distorcidos”, explica. “O chefe pode até achar que você fez um excelente trabalho, mas pode fazer um elogio da forma que você espera.”

3 – Invente mecanismos de premiação para você mesmo. Cada meta alcançada deve ser comemorada de alguma forma. “Quando estipular as metas você já pode também determinar qual será o prêmio para cada uma que for alcançada”, explica. O prêmio, novamente, é você quem escolhe. Pode ser um jantar, uma viagem, um presente etc. “São mecanismos internos de autocompensação”, diz Caroline.

4 – Por fim, sua dica para profissionais que querem se manter motivados é sair da zona de conforto. “Claro que todo mundo gosta e busca voltar para ela, mas as pessoas que se motivam sozinhas são as que se permitem entrar na zona de crise, que é desconfortável, sim, mas é também a zona de aprendizado”, afirma. A recomendação da coach é não esperar que circunstâncias externas façam isso por você. “Sair da zona de conforto significa fazer pequenas mudanças todos os dias, aprender e adquirir novas competências e realizar coisas que são desafiadoras para você”, explica.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.