Home > Dicas > 3 passos para reinventar a carreira depois dos 30 anos

3 passos para reinventar a carreira depois dos 30 anos

Veja como enfrentar esse momento de crise pessoal e profissional da melhor forma

por Ana Lisboa*

Seus trinta e poucos anos chegaram e com eles veio uma crise e uma necessidade de reinventar a carreira? Acredite, isso é normal!

Segundo a teoria dos setênios, o quinto ciclo, que começa com 28 anos, traz consigo uma severa crise de identidade, em que passamos a dar mais valor aos nossos anseios pessoais, aos nossos porquês.

Essa crise arrasta consigo outros fatores como o abalo da nossa identidade, a cobrança do sucesso que talvez ainda não tenha atingido, a certeza de não podermos tudo, de onde vêm a frustração e tristeza.

A sensações de angústia e vazio são muito comuns. As pessoas passam a não se conhecer, pois seus gostos mudam – ou por si mesmos ou pela pressão dos outros. Nessa fase, estamos realmente em organização e insistimos em nos perguntar “quem sou eu?”.

Torna-se comum também terminarmos relacionamentos e começarmos outros. Mudamos de emprego, de ideologias, de partidos políticos, enfim… crises, desorganizações e reorganizações.

A partir dos 35 anos, conquistamos mais capacidade de julgamento, gozamos de mais maturidade psíquica e emocional, já acumulamos alguns bens materiais ou ao menos conseguimos uma renda que seja suficiente para as questões básicas de consumo.

A pergunta passa a ser: como é que encontro o caminho para a essência do mundo e para a minha própria essência, e ainda concilio carreira, família e as próprias ambições que foram tão importantes até o momento?

3 dicas para reinventar a carreira depois dos 30 anos

  1. Faça um exame de consciência e entenda realmente quais são suas ambições do momento: trabalhar mais, trabalhar menos, ter mais qualidade de vida, ou focar e dar um gás total na carreira?
  2. Fique em paz se seus círculos de relacionamento mudaram e aproveite ao máximo os novos amigos e suas maneiras de ver a vida.
  3. Elimine suas amarras materiais em nome de uma vida mais simples e prática. Talvez a casa esteja ficando grande demais ou você entenda que têm obrigações demais ao longo do dia. Daqui para frente, menos vai ser mais!Olhe-se com atenção. As respostas estão dentro de você!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.