Home > Dicas > 3 formas de dizer NÃO para o chefe (sem precisar dizer “não”)

3 formas de dizer NÃO para o chefe (sem precisar dizer “não”)

Conheça alguns truques para se fazer ouvir sem bater de frente com o superior

Acumular tarefas demais nem sempre pode ser um ponto positivo no trabalho. Isso porque, se não aprender a dizer não para o chefe, você pode acabar sobrecarregado e estressado, o que só atrapalha a sua produtividade e ainda as chances de cometer falhas.

Dizer não, no entanto, nem sempre é tarefa fácil, especialmente em momentos em que não nos sentimos totalmente seguros e não sabemos como um “não” pode ser entendido na empresa.

Quer a boa notícia? Existem alguns “truques” para dizer não sem parecer preguiçoso – sem ter de dizer literalmente “não”. Quer ver?

Como dizer NÃO para o chefe sem precisar dizer “não”

Quando seu chefe pede para você assumir um novo projeto e você tem certeza de que a melhor coisa é recusar, uma boa dose de diplomacia pode salvar a sua pele – e até o seu emprego, em alguns casos. Confira como se sair bem em três situações.

Situação 1: você realmente não tem tempo

Em vez de dizer: “De jeito algum, eu não tenho tempo para isso!”

Tente dizer: “Você poderia me ajudar a priorizar minha lista de projetos?”

Ainda que um “eu não tenho tempo” seja a resposta mais correta para o seu momento, ela pode ser mal interpretada pelo seu chefe. É bem possível que ele passe a achar que você não consegue priorizar e executar as tarefas que estão sob sua responsabilidade.

Por outro lado, pedir a ajuda do superior para priorizar os projetos pode resolver o problema. Nesse momento, apresente sua lista de tarefas, o tempo que passa em cada uma e o que você teria de atrasar ou parar para assumir o novo compromisso.

O melhor dessa estratégia é que, além de você mostrar ao chefe tudo o que tem feito, você dá a ele a oportunidade de avaliar o que é mais importante – ou urgente – naquele momento.

Situação 2: você não concorda com a estratégia do chefe

Em vez de dizer: “Eu acho que não vai funcionar”

Tente dizer: “Posso dar outra ideia?”

Mesmo que intimamente você esteja pensando “Eu nunca teria essa abordagem com esse cliente, que ideia absurda”, o melhor é não bater de frente com o chefe.

Por outro lado, se você perguntar se pode dar outra ideia, duas coisas podem acontecer. Seu chefe pode responder “sim” ou “não”. O melhor, no entanto, é que se ele concordar em ouvir (o que acontece com mais frequência) você pode convencê-lo a partir para outro tipo de ação.

Se ele disser não, no entanto, você já vai saber que ele está decidido. Nesse caso, cabe a você avaliar o quanto a situação é desconfortável. Apenas se o grau de desconforto for altíssimo, você pode ainda tentar fazer um alerta do tipo “entendo que esse não seja o momento para novas ideias, mas estou preocupado com…”.

Situação 3: você simplesmente não quer fazer o que ele pede

Em vez de dizer: “Ah não!”

Tente dizer: “Ok”

Em uma empresa, você precisa lidar com coisas desagradáveis, como ficar até mais tarde ou chegar especialmente cedo a um determinado evento. Se esse é o tipo de “exta” que seu chefe está pedindo, encare o pedido como um “incômodo” que você precisa, sim, cumprir. Afinal, ninguém vai considerar que você seja um bom membro da equipe se você sumir toda vez que alguém tem de fazer alguma tarefa desse tipo.

Agora, se você ainda acha que está sendo sobrecarregado e que tudo sobra sempre para você, pode ser o caso de lembrar ao chefe quantas vezes você já executou trabalhos desse tipo nas últimas semanas e perguntar se, desta vez, ele não poderia pedir a outra pessoa.

Também é uma forma de dizer não sem dizer não. Assumindo essa postura, você não força o seu chefe a se defender e nem a mostrar quem é que toma as decisões ali.

As dicas são de Sara McCord, em post do The Muse.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.