Home > Dicas > 3 erros de currículo que tiram muitos candidatos do processo seletivo

3 erros de currículo que tiram muitos candidatos do processo seletivo

Confira o que fazer para aumentar as chances de receber uma ligação do recrutador

Alguns erros de currículo podem eliminar as chances de qualquer candidato prosseguir em um processo seletivo. Segundo o experiente Andrew Fennel, recrutador de Londres que criou o site de dicas de currículo StandOut CV standout-cv.com, não estamos falando de erros de digitação, que são supervalorizados, mas, na verdade, não causam tanto prejuízo assim. Confira quais são os piores erros que você precisa evitar.

Erros de currículo que você precisa evitar para conseguir emprego

#1 Deixar o cv longo demais

É tentador colocar todas as suas competências e seus conhecimentos no currículo para que ele se encaixe em todas as vagas que você quer conquistar. O problema é que as empresas querem profissionais especialistas em suas áreas, especialmente quando contratam seniores. Elas não costumam dar preferência a quem passa por muitos segmentos sem se aprofundar em nenhum.

A dica de Fennel, para quem está considerando diferentes funções e segmentos na busca de emprego, é criar currículos diferentes que sejam adaptados a cada vaga em questão. “Sim, é muito mais trabalhoso, mas você tem mais a perder se não trabalhar nessa adaptação”, diz ele.

#2 Não entender os requisitos da vaga

Se você não pesquisar profundamente a vaga para a qual quer se candidatar será quase impossível criar um currículo que mostre suas habilidades. Passe um tempo estudando os anúncios de vaga, os sites das empresas contratantes e faça uma lista dos requisitos mais relevantes.

A dica é que você se encontre em hard skills (ou competências técnicas) como vendas, marketing e idiomas, por exemplo. Neste momento, as soft skills (ou competências comportamentais), como motivação e capacidade de trabalhar em equipe, não são tão relevantes. É dessa forma que seu currículo tem mais chances de aparecer no resultado das buscas feitas pelos recrutadores.

Vale a pena visitar o perfil de profissionais que ocupam o cargo que você quer conquistar. Você pode descobrir outras competências relevantes para isso que não estão explícitas no anúncio de vaga.

#3 Complicar a leitura do currículo

Na hora de escrever o currículo, considere que recrutadores não têm tempo sobrando. Segundo Fennel, muita gente vem complicando o trabalho deles incluindo fotos, logos e outros recursos de design que não influenciam a decisão de contratação e ainda deixam a página confusa para a leitura.

A dica? Cuide para que a leitura do seu currículo seja agradável, sem grandes recursos de design (a menos que essa seja a sua área de atuação, claro!). “Pode parecer uma abordagem um pouco chata, mas os recrutadores vão agradecer por isso”, afirma o especialista.

O melhor é utilizar uma fonte nítida, em preto, e dividir o documento em seções facilmente identificáveis, com títulos em negrito. É importante também criar frases claras e curtas. Nada de parágrafos intermináveis, que só vão fazer o recrutador perder o interesse pela leitura. Além disso, destaque seus resultados, fornecendo fatos e números.

Seguindo essa orientações, Fennel acredita que você possa aumentar as chances de receber uma ligação. Vamos tentar agora? 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.