Home > Dicas > 13 perguntas que você pode FAZER na entrevista de emprego

13 perguntas que você pode FAZER na entrevista de emprego

Veja como surpreender o entrevistador quando ele perguntar se você gostaria de perguntar alguma coisa

No final da entrevista de emprego, é bem comum que o entrevistador pergunte se você gostaria de fazer alguma pergunta. Por receio de ser inconveniente ou simplesmente por não ter pensado no assunto, grande parte dos candidatos não pergunta nada e desperdiça uma grande oportunidade de demonstrar seu interesse pela vaga e pela empresa em questão.

Se é isso que anda acontecendo com você, confira como responder essa pergunta e que tipo de questões você pode levantar nessa hora.

Prepare as perguntas antes da entrevista de emprego

Como já disse, essa pergunta é bastante comum nas entrevistas. Então, nada mais natural do que você se preparar antecipadamente para ela. Faça uma lista de assuntos que você gostaria de levantar.

A dica, segundo post do The Balance, é ter em mente que as perguntas devem variar de acordo com a pessoa que está conduzindo a entrevista. Se for alguém do RH da própria empresa contratante, você pode perguntar sobre o processo seletivo ou na empresa, de forma geral.

Se o entrevistador for o seu potencial chefe, por outro lado, você pode fazer perguntas relacionadas ao cargo e suas responsabilidades.

Perguntas que você PODE fazer ao entrevistador

A ideia, aqui, é demonstrar que você esteve atento durante toda a entrevista e também que pesquisou a empresa, leu o que já foi publicado sobre ela e conhece seus principais desafios.

Além das perguntas que você preparou com antecedência, você também pode aproveitar como gancho algum item que o entrevistador tenha levantado durante a conversa.

Procure fazer perguntas abertas, que não possam ser respondidas apenas com um “sim” ou “não”. Confira vão alguns exemplos abaixo.

Perguntas sobre o cargo

Esta é uma ótima oportunidade para você saber o que vai fazer se for contratado. São perguntas possíveis:

  1.       Você pode falar mais sobre as responsabilidades do dia a dia neste cargo? Como seria um dia típico? 
  2.       Por que essa vaga está aberta? Ela foi criada agora? (Se não for o caso, você pode perguntar por que seu antecessor deixou o cargo.)
  1.       Se eu fosse contratado, quais seriam suas expectativas para os meus primeiros meses?

Perguntas sobre a empresa ou o entrevistador

Aproveite a oportunidade para entender mais sobre a cultura e o funcionamento da empresa. Lembre-se de adequar as questões ao entrevistador. Algumas só valem se ele trabalhar na empresa contratante e devem ser descartadas se ele for um recrutador terceirizado. Exemplos de perguntas:

  1.       Qual é o estilo de gerenciamento da empresa? 
  2.       O que faz você ter vontade de ir trabalhar? 
  3.       Há quanto tempo você está na empresa? 
  4.       O que você fazia antes de estar na empresa? 
  5.       Você pode falar um pouco sobre a cultura da empresa? 
  6.       Quais são alguns dos desafios que a empresa enfrenta atualmente? 
  7.   Quais são os objetivos da empresa para o próximo ano?

Perguntas sobre você

Você também pode aproveitar para saber o que o entrevistador achou de você e se ele acredita que você seja um bom candidato. Perguntas desse tipo mostram que você está mesmo interessado na posição:

  1.   Você tem alguma dúvida em relação à minha candidatura? 
  2.   O que você está procurando em um candidato? 
  3.   Você acha que não tenho alguma competência ou habilidade que seja desejável para a vaga?

O que você NÃO deve perguntar

Para passar uma boa imagem, a recomendação é ficar longe de perguntas deste tipo:

Vocês fazem muitos happy hours?

Você pode, sim, perguntar sobre a cultura da empresa, mas não deve entrar em assuntos como happy hours, festas e férias. Esse tipo de pergunta pode induzir o entrevistador a pensar que você não está realmente interessado na empresa ou na vaga. Outra dica é não questionar a quantidade de horas que você deverá passar no escritório se for selecionado para a vaga.

Você é casado?

Não pergunte sobre a vida pessoal do recrutador – nem se ele tem filhos, é casado ou mora perto do trabalho.

Qual é o ramo de atividade da empresa?

Desde que você saiba o nome da empresa contratante, não faça perguntas que possam ser respondidas com uma busca simples no Google. Afinal, sua intenção é demonstrar que você fez a lição de casa, pesquisou sobre a empresa e está entusiasmado com a oportunidade, não é?

Que benefícios eu teria nesse cargo?

Este não é o momento de falar sobre salário e benefícios, especialmente se esta for a sua primeira entrevista presencial para a vaga. Candidatos que são muito diretos em relação a esses tópicos passam a impressão de estarem focados apenas em seus próprios interesses.

Posso fazer mais uma pergunta?

A fica é fazer uma ou duas perguntas e observar como o recrutador se comporta. Se ele estiver balançando os papéis, olhando o celuar ou se levantando da cadeira, não insista. A conversa terminou. Evite também se estender fazendo várias perguntas ao mesmo tempo. Faça uma pergunta de cada vez, com objetividade.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.