Home > Dicas > 10 passos para driblar a crise e conquistar uma vaga

10 passos para driblar a crise e conquistar uma vaga

Confira dicas de especialista para sair da inércia agora e recomeçar a trabalhar

O mercado de trabalho não está uma maravilha, mas isso não é motivo para você ficar aí acomodado culpando a crise – seja qual for – pela sua situação profissional. Confira a seguir as dicas de Daniele Riera, diretora de Recrutamento da Stato, para não perder mais tempo e conquistar uma vaga já.

Como conquistar uma vaga agora

1. Tenha disciplina

Não espere a economia melhorar para procurar um novo emprego. “Se o profissional já está em transição de carreira, o momento para iniciar a busca é agora, não há por que esperar”, diz ela.

2. Considere mudanças 

Vale a pena analisar todas as propostas que vierem, considerando inclusive a possibilidade de mudar de cidade, de segmento, de nível salarial e de pacote de benefícios.

3. Seja flexível

Tenha flexibilidade para avaliar oportunidades em empresas de diversos portes, independente da nacionalidade, se são familiares ou ainda startups;

4. Tenha humildade

Neste momento, é possível que você esteja disputando a vaga com concorrentes menos experientes e qualificados, mas isso não é motivo para ser arrogante. Quando a economia não está aquecida, muita gente precisa aceitar cargos mais baixos e salários menores para se recolocar.

5. Invista na sua formação

Continue investindo em sua formação profissional. Vá em busca de cursos complementares, pós graduação ou até cursos online gratuitos que possam dar um upgrade no currúculo.

6. Busque auto-conhecimento

Vale a pena também buscar auto-conhecimento por meio de coaching, mentoring, ou mesmo terapia. “Alguns profissionais repetem os mesmos erros comportamentais que fizeram com que eles fossem demitidos ou preteridos em outras oportunidades”, diz a especialista.

7. Mantenha o currículo atualizado

Outro ponto essencial é cuidar do seu currículo e manter as informações sempre atualizadas e bem organizadas;

8. Ative o networking

Mantenha seu networking ativo sempre – isso quer dizer nos momentos de transição de carreira e também nos momentos em que você está muito bem empregado;

9. Acompanhe o mercado

Fique atento e acompanhe o mercado de trabalho para se antecipar na busca pelas oportunidades.

10. Prepare-se para a entrevista

Por fim, é muito importante que você chegue preparado para dar o seu melhor nas entrevistas. Fique atento a todos os detalhes que possam diferenciá-lo.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.