Home > Dicas > 10 frases que deixam qualquer chefe irritado

10 frases que deixam qualquer chefe irritado

Você pode até se divertir com algumas delas, mas o melhor é sempre evitá-las para preservar o seu dia

Um chefe irritado – louco, espumando, soltando fogo – pode ser muito engraçado. Desde que seja o chefe dos outros, claro. Não o seu, que, se estiver nesse estado, provavelmente vai transformar o seu dia num dia de cão. A seguir confira 10 frases com alto poder de irritar qualquer chefe.

Como deixar qualquer chefe irritado

1 – Está tudo sob controle… (só que não)

Quer deixar seu chefe muito furioso? Temos uma dica que nunca falha! Quando seu projeto estiver com problemas, continue dizendo a ele que tudo está sob controle. Claro, você pode achar que vai contornar a situação ou que milagres existem até chegar a hora em que nada mais poderá ser feito. Aí, você chega até ele e diz: “Sabe aquele projeto? Então… Não rolou”. Essa atitude é totalmente equivocada, como explica Alexandre Rangel consultor e coach de executivos. “Isso quebra a confiança que deve existe na relação entre chefe e subordinado”, diz ele. Se sua intenção for manter seu emprego (e não acabar com o humor do chefe), a dica é levar o problema já com algumas alternativas para resolvê-lo.

2- Não foi culpa minha!

Essa também é ótima para acabar com o humor do chefe. Dependendo do caso, ele pode até ficar meio saudosista lembrando da relação que tinha com os irmãos (aos 4 ou 5 anos) ou dos próprios filhos, na primeira infância. É, pois é. Tentar jogar a culpa no outro é uma atitude tremendamente infantil que só piora tudo. “A pessoa quer se esquivar dos problemas e acaba demonstrando que tem dificuldade para lidar com eles”, diz Rangel. O fato é que o chefe (o seu, o meu, qualquer um) não quer saber de quem é a culpa. Ele quer que alguém resolva a questão.

3 – Nós temos um problema…

Experimente dizer isso e ir contando em detalhes o que aconteceu. Depois, fique em silêncio e simplesmente espere que ele diga o que fazer. Você certamente vai conseguir um alto grau de irritação. Se for o seu objetivo, excelente! Se não for, por favor, não leve apenas o problema, mas proponha uma solução. “Ouvi uma vez um executivo dizer que se fosse para contar o problema ele contrataria o neto de oito anos, que conta tudo com ingenuidade e, pelo menos, é engraçado”, diz o consultor.

4 – Mas isso não faz parte do meu trabalho

Você acha mesmo que vai sair ileso de uma coisa dessas? Pare de resmungar, demonstre boa vontade e não deixe o chefe na mão. “Tem sempre uma bola pulando na área e alguém tem de cortar”, diz Rangel. Se for a sua vez, simplesmente faça o que tem de ser feito.

5 – Isso é impossível, não dá para fazer

Ótimo jeito de acabar com o ânimo do chefe e ainda demonstrar que você é acomodado e pouco inovador.

6 – Ah, eu devia ter te contado?

Essa pergunta é prima-irmã da afirmação “Está tudo sob controle”, do item 1. Demonstra que você não tem a menor noção de consequências. “Se o profissional não enxerga que um problema na sua área tem impacto sobre as outras ele não tem visão do todo e prejudica a empresa inteira.”

7 – Eu ouvi dizer que…

É fofoca! E, além de fazer o chefe perder tempo (rosnando) com uma coisa que você nem sabe se é verdade, pega mal, principalmente se vocês não tiverem uma longa relação de confiança. “Ele vai pensar que se você fala isso de um colega, deve falar coisa pior dele pelas costas.” O tiro pode sair pela culatra.

8 – Estou na minha hora de almoço

Já pensou? Essa é infalível! Seu chefe vai se morder de ódio e você vai mostrar o quanto não tem comprometimento e é capaz de ver o circo pegar fogo sem se abalar.

9 – Não é problema meu!

É uma variação do item 8 que pode ser usada em qualquer hora do dia. Se chegou até você, é problema seu também, ok?

10 – Mas que vantagem eu levo nisso?

Essa dispensa comentários. “Só demonstra que você é mesquinho e alienado”, finaliza Alexandre Rangel.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.